Ontem na GDC 2019, o Google apresentou ao mundo sua plataforma (na verdade é um serviço já que não há hardware físico) de jogos via streaming, Stadia. Não é segredo para ninguém que a Microsoft já trabalha em algo semelhante muito antes do Google, a solução da Microsoft que oferecerá games via streaming se chama Xcloud e promete ser mais abrangente que a proposta da Google, eu explico, a Microsoft vai apostar no streaming de jogos sem abandonar o modo tradicional, ou seja, o usuário escolherá se quer se manter jogando de maneira tradicional com um console físico e download dos seus jogos para poder jogar offline a hora que quiser ou se quer ir na onda do streaming, que não exige um hardware dedicado mais torna o usuário totalmente dependente da qualidade da conexão.
Sobre a apresentação do Google, Phil Spencer (chefe máximo da divisão Xbox) comentou:
“Nós acabamos de ver o anúncio do Google de Stadia como equipe aqui na GDC. Seu anúncio é a validação do caminho que embarcamos há dois anos.
Hoje vimos um grande concorrente de tecnologia entrar no mercado de jogos e estruturar os ingredientes necessários para o sucesso como Conteúdo, Comunidade e Nuvem. Não houve grandes surpresas em seu anúncio, embora eu tenha ficado impressionado com a alavancagem do YouTube, o uso do Google Assistant e o novo controlador WiFi.
Mas quero voltar para nós, houve um bom trabalho para nos levar à posição em que estamos prontos para competir por 2 bilhões de jogadores em todo o planeta. O Google ficou grande hoje e temos alguns meses até a E3, quando vamos crescer bastante.
Temos que nos manter ágeis e continuar construindo com nosso cliente no centro. Temos o conteúdo, a comunidade, a equipe de nuvem e a estratégia, e, como venho dizendo há algum tempo, tudo se resume à execução. Isso é ainda mais verdadeiro hoje.
Fonte: TheVerge