O Playstation 5 já foi “anunciado” e ficamos sabendo que uma das missões da Sony é diminuir os loadings…sabemos também que o aparelho será retro-compatível com o Playstation 4, mas até então não ficamos sabendo os detalhes de como isso ocorreria e se os jogos receberiam um upgrade ao rodarem no sistema mais forte, assim como acontece entre Xbox 360 e Xbox One X.
O site Gamingbolt conseguiu acesso a patente sobre a retro-compatibilidade registrada pela Sony e compartilhou alguns detalhes sobre como ela funcionará, segue:
“As diferenças no desempenho dos componentes de hardware de um novo dispositivo e de um dispositivo legado podem causar erros de sincronização no novo dispositivo, o que pode causar falha no aplicativo legado ou produzir saída incorreta quando executado em uma nova arquitetura de dispositivo. Tais diferenças no desempenho podem surgir, por exemplo, das diferenças na arquitetura de hardware entre os dispositivos novos e legados.”
Basicamente a Sony quer permitir que jogos do Playstation 4 rodem da mesma forma no Playstation 5 sem que o desenvolvedor tenha que se preocupar em alterar o código do jogo…o jogo deverá rodar sem perdas de performance ou bugs, nada é mencionado sobre upgrades gráficos, mas podemos assumir que no minimo teremos loadings bem mais rápidos graças ao SSD presente no novo console (Mark Cerny mencionou isso ao testar o loading time do jogo Marvel Spider-Man, na comparação direta o PS4 carregou o jogo, após um fast travel, em 15 segundos e o PS5 em 0.8 segundos…sim, menos de 1 segundo, ou seja, 15 vezes mais rápido.
“O desempenho de um aplicativo em um novo dispositivo pode ser estreitamente relacionado ao desempenho desse mesmo aplicativo no dispositivo legado, ajustando os parâmetros operacionais do novo dispositivo”, explica a patente. “Exemplos de parâmetros operacionais incluem, entre outras coisas, as frequências de relógio do novo dispositivo, o número de registradores de uso geral (GPRs) disponíveis, taxas de lançamento de instruções e similares. O aplicativo pode ser executado repetidamente no novo sistema enquanto ajusta seus parâmetros operacionais para ajustar as características de desempenho específicas do aplicativo.
“Depois de um número suficiente de testes no novo sistema, é possível analisar como as características de desempenho da aplicação no novo sistema convergem à medida que os parâmetros operacionais mudam. Um novo conjunto de parâmetros operacionais pode ser criado com base na análise de convergência. Esse processo pode ser repetido até que os parâmetros operacionais sejam definidos de maneira ideal para a aplicação no novo sistema. Para otimizar ainda mais, é possível ajustar a execução do novo hardware para ver se o aplicativo pode ser executado mais rapidamente no novo hardware sem causar falha. ”
Fonte: Eurogamer/Gamingbolt