Project Scarlett e Playstation 5 serão os novos consoles da Microsoft e Sony. As duas empresas parecem bastante empenhadas em entregar ao mercado o console mais poderoso já feito. Recentemente rumores vindo de um ex-colunista do site IGN EUA disseram que os Kits de desenvolvimento do PS5 se mostraram mais poderosos que os kits de desenvolvimento do Project Scarlett, esse rumor ganhou bastante destaque pois o próprio chefe maior da divisão Xbox, Phil Spencer, havia dito que o próximo Xbox, sem sombras de dúvidas, seria o console mais poderoso já criado até aquela data.
IMO I would not place any faith in Dev Kit specs this early – chips aren't even close to ready. First Scorpio bring-up was 12/16 and real dev kits went out in March 2017. X1 and PS4 even later.
We sent out Mac's for X360 dev kits. Dev kits mean very little at this point TBH.
— Albert Penello (@albertpenello) June 17, 2019
Albert Penello, que foi durante 9 anos Diretor sênior de planejamento de produtos dentro da Microsoft e hoje trabalha na Amazon, comentou sobre os rumores. Segundo Penello esses rumores que (supostamente) se baseiam no hardware atual (Dev Kits) do Project Scarlett, não devem ser encarados como verdade absoluta, pois durante o desenvolvimento de um novo console vários Kits de desenvolvimentos são enviados as produtoras e esses são kits “iniciais” mais fracos e não representam o hardware final do produto que sempre sofrem alterações até o seu lançamento. Penello usou como exemplo os kits de desenvolvimento do Project Scorpio que eram bem mais fracos que o hardware final e serviam basicamente para os desenvolvedores terem uma direção para trabalhar até as especificações finais serem escolhidas. Os primeiros kits do Project Scorpio (Xbox One X) foram enviados em 2016 (esses eram mais fracos que os kits finais), somente em Março de 2017 os kits com as especificações finais foram enviados aos desenvolvedores.
A declaração do Penello faz sentido, pois se “voltarmos no tempo” podemos nos lembrar que as especificações do Xbox 360 foram mudadas a pedido da Epic e mesmo durante o anúncio do console algumas especificações ainda podem ser mudadas (segundo rumores o PS4 teria só 4GB DE RAM, mas a Sony aumentou esse número para 8GB na última hora após ver que o Xbox One teria 8GB).
Quem seráque vai vencer a guerra pelo console mais poderoso? Aguardemos!