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Segundo a Microsoft os consoles Xbox Series S|X são os únicos consoles com suporte completo a arquitetura RDNA 2

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Hoje a Microsoft anunciou em seu site dedicado a passar noticias sobre o Xbox, o Xbox Wired , que seus consoles de nova geração são os únicos consoles do mercado a ter suporte completo a nova arquitetura RDNA 2 da AMD. Em um post intitulado “Um olhar mais atento sobre como Xbox Series X| S integra arquitetura AMD RDNA 2 completa” ela detalhou:

“A mais recente arquitetura RDNA 2 da AMD oferece um aumento significativo de desempenho e eficiência em relação às arquiteturas anteriores, além de adicionar novos recursos de aceleração de hardware, incluindo raytracing DirectX acelerado por hardware, sombreadores de malha, feedback sampler e sombreamento de taxa variável. O hardware acelerou o DirectX Raytracing, exibido no lançamento por títulos como Watch Dogs: Legion daUbisoft, permite que os desenvolvedores ofereçam um novo nível de fidelidade visual e imersão através de técnicas como iluminação realista, sombras, reflexões e acústica. Os Sombreadores de Malha podem manipular a geometria em tempo real para fornecer um alto nível de fidelidade e flexibilidade que os desenvolvedores nunca tiveram antes. O Sampler Feedback melhora muito a eficiência da memória, permitindo que os jogos carreguem na memória, com granularidade fina, apenas as porções de texturas que a GPU precisa para uma cena, como ela precisa, fornecendo um multiplicador eficaz de memória e largura de banda 2,5x além das capacidades brutas de hardware. O Sampler Feedback também permite a criação eficiente e sombreamento de texturas sob demanda.

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A imagem a esquerda mostra uma área do jogo Minecraft com RayTracing e a imagem a direita sem.

Finalmente, o Variable Rate Shading (VRS) oferece um controle de grãos muito mais fino sobre como os desenvolvedores podem aproveitar todo o poder da Série Xbox X| S, permitindo que os desenvolvedores concentrem seus recursos de GPU nas áreas de um quadro que mais se beneficia sem reduzir a qualidade geral da imagem. Ao alavancar técnicas como vrs, jogos como Gears 5 podem ver aumentos de desempenho até 15% e além resultando em taxas de quadros mais altas e consistentes e resolução com a mesma qualidade de imagem. Todos esses recursos de última geração estão disponíveis via hardware tanto no Xbox Series X quanto na Series S e estamos entusiasmados para que eles também venham para PC, fornecendo um conjunto comum de recursos que os desenvolvedores podem confiar ao desenvolver seus jogos através do console e PC.””

O que isso na pratica quer dizer? Que ambas, Sony e Microsoft, pegaram o conjunto de tecnologias presentes na arquitetura RDNA 2 e adotaram ou dispensaram seu uso em suas GPUs, ou seja, a Microsoft usará tudo que a tecnologia oferece, já a Sony dispensou certas tecnologias em prol de tecnologias ou soluções próprias equivalentes, como por exemplo os Geometry shader que vem para competir com os Mesh shader da Microsoft.

Fonte: Xbox Wired