fbpx

Ratchet e Clank: Rift Apart é analisado pela Digital Foundry que intitulam o jogo como “demonstração do que a próxima geração de console pode entregar”!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Ratchet e Clank: Rift Apart será lançado dia 11 desse mês (próxima sexta-feira) como exclusivo do Playstation 5. O jogo usa e abusa da transição praticamente instantânea de cenários e isso só é possível graças ao SSD extremamente veloz do PS5. Confira o que a Digital Foundry achou do game em sua analise técnica.

Os analistas da DF, começam destacando que o jogo final está graficamente mais bonito e com efeitos que além de estarem melhores, receberam acréscimos com ray tracing com “belos trabalhos de reflexão em alta resolução”. Referente aos trailers, eles mencionam que na ocasião era possível notar pequenos engasgos no momento de transição entre as dimensões e na versão final eles praticamente foram eliminados por completo, aparecendo somente em alguns momentos pontuais. Ainda sobre a mudança de dimensões é dito que na versão mostrada nos trailers essas transições entre dimensões não possuíam ray tracing e agora possuem, ou seja, houve um upgrade!

O Patch de lançamento, segundo a Digital Foundry ainda conseguiu a proeza de melhorar ainda mais a performance! O jogo possui 3 modos gráficos, sendo eles o modo resolução que funciona a 4K30FPS + Ray Tracing+ efeitos visuais melhorados, o modo performance com ray tracing que ajusta a resolução de maneira a manter a performance de 60FPS + ray tracing (esse é o modo que tem a resolução mais baixa, porém a analise sobre isso sairá mais tarde segundo eles) e o modo performance que roda a 60FPS e mantém uma resolução mais próxima de 4K.

A transição de cenário, segundo eles, é impressionante e instantânea com cenários completamente diferentes alternando de maneira extremamente suave:

“O tipo de fenda mais básico aparece durante muitas sequências de combate – direção da fenda e você imediatamente puxa-se para outra seção do mapa. O objeto de fenda em si é puxado para o jogador e, em um certo ponto, ele se aproxima do novo local. No entanto, há outros lugares onde portais levam a áreas completamente diferentes. Neste caso, o jogo está tornando duas versões exclusivas e ambas são completas caracterizadas – desfoque de movimento, anti-aliasing, volumosidade, sombras etc são todas renderizadas corretamente nos dois viewports que permitem transições perfeitas entre as áreas. Você pode andar entre essas duas áreas perfeitamente.”

pelo RC
A pelagem dos personagens principais ficou sensacional

O show de detalhes do jogo não para por ai, a Insomniac (desenvolvedora do jogo) ainda utilizou um sistema de pelagem, que permite que os personagens e seus pelos apareçam de maneira extremamente detalhada:

Durante as cutscenes, é justo dizer que Rift Apart se assemelha a um filme pré-renderizado: a captura de movimento foi mantida ao mínimo e mostra, você não tem essa impressão de personagens marchando em torno de um terno, ele realmente se parece com um desenho animado.

ray tracing RC
Reparem no ambiente refletindo nos olhos do Ratchet

Eles continuam mencionando como o efeito de Ray Tracing foi aplicado de maneira extremamente satisfatória no jogo:

De grandes superfícies planas semelhantes a espelhos até superfícies mais ásperas que você encontrará mais tarde – ele adiciona muita profundidade ao mundo de uma maneira que difere da metrópole vista no Homem-Aranha da Marvel. O que é impressionante para mim é como as reflexões se aplicam ao vidro curvo de uma maneira realista – na verdade, reflexos até giram de cabeça para baixo realisticamente quando se olha para as formas da cúpula. Mas é a qualidade das reflexões que mais impressionam, e como mencionei anteriormente, fiquei encantada em ver a qualidade melhorar no dia do patch day one. Parece que a Insomniac mudou para uma solução de renderização esparsa para reflexões – por isso a quantidade de trabalho aumentou, mas ainda está dentro do orçamento de renderização. É realmente um bom salto em qualidade.

Confira a analise na integra, não se esqueçam de ativar as legendas e slecionar a opção de tradução automatica para legendas em PT-BR:

Fonte: Digital Foundry