Black Skylands, título de estreia da Hungry Couch Games esbanja charme e fluidez.
O estúdio estreante, fundado em 2019 e localizado em Moscou, prepara desde sua fundação seu título estreante: Black Skylands. O Sandbox de shooter multidirecional e simulador de batalhas aeronavais (ufa!) exibe um visual em Pixel Art bastante rico sem se pôr refém de qualquer limitação, adotando o estilo 16 bits apenas como roupagem e estilo de arte.
Gráficos
O game é confeccionado em estilo retrô e exibe artes muito bonitas que seguem uma boa harmonia de formato, quantidade de tons e paleta de cores, sempre mantendo-se bastante confortável aos olhos.
Apesar da aparência, o jogo é renderizado em 3D com diferentes camadas de texturas em Pixel Art, dando a ilusão de profundidade em para o ponto de vista de cima, o que torna mais dinâmica a ação e movimentação, especialmente quando a personagem principal, Eva, está em terra.
As sprites são simples mas charmosos e as artes dos personagens são bastante detalhadas, exibindo diversas técnicas de luz, sombra e textura em sua pintura e nas partículas das armas e objetos do cenário.
Enredo
Eva, seus pais e seu irmão vivem em uma espécie de ilha flutuante, bem como as civilizações neste mundo onde, em comparação com o nosso, a distância entre terras é substituída de oceanos por infindáveis abismos.
Um desentendimento político entre as facções do céu se dá início quando pai de Eva traz um espécime provindo do que eles chamam de Tempestade. Durante a apresentação, um incidente da início a tirania dos Falcões, que alegam estar protegendo aquelas ilhas aladas, mas sete anos depois, a família da jovem protagonista não viu nada além de chacina.
Eva, agora uma jovem adulta é capitã de seu próprio navio e tem como missão reconstruir sua terra natal, navegando pelos céus em busca de derrotar o domínio dos Falcões enquanto abarrota seu armazém de recursos para desenvolver novas construções e trazer prosperidade novamente para a civilização dos céus.
Jogabilidade
Eva pode andar, atacar à curta distância, atirar com um a de suas armas, rolar para desviar de ataques ou projéteis, pegar itens, recarregar ou trocar sua arma, disparar um gancho para se agarrar em terra firme e interagir com outros personagens ou objetos no mapa. Enquanto pilota seu dirigível é possível acelerar, desacelerar, virar, atirar com os canhões ou andar em reverso.
A jogabilidade é bastante familiar para qualquer um que já tenha jogado twin-stick shooters como Enter the Gungeon ou todos os seus antecessores que datam desde os 8 bits. Algumas mecânicas bem aplicadas tornam a ação bastante rápida e dinâmica e é possível encontrar grandes picos de dificuldade ao aglomerar inimigos em tela.
As batalhas em veículos são mais lentas e dependem bastante da compreensão de seus aspectos como: dimensões, espaço para se movimentar, inércia e o conflito das forças de movimento e dos disparos dos canhões para se posicionar corretamente.
O game apresenta dezenas de opções de customização em relação as armas, ao dirigível e as construções, liberando novas possibilidades e melhorias a cada viagem.
Conclusão
Black Skylands é um excelente trabalho da Hungry Couch Games.
É divertido e denso, um aspirante a Stardew Valley do gênero. Visuais bonitos, várias mecânicas inesperadas para o estilo, possibilidade de exploração disponível desde o início e e diversos lugares para visitar e desafios para enfrentar.
O game está em Acesso Antecipado mas já esbanja bastante conteúdo para os que desejam desafiar as facções celestes ou as selvagens criaturas da Tempestade.
Black Skylands é recomendado, especialmente para fãs de shooters e bullet hell.
O game pode está disponível e pode ser obtido na Steam!
Jogado no PC (Ryzen 7 3800X, RX 480) com um Controle de Xbox One.