Todo ano vemos notícias de que o mercado de PC’s domésticos está diminuindo. Todavia, o mercado de PC’s voltados a jogos aumentam em um ritmo acelerado.
Em 2016, o segmento ultrapassou pela primeira vez na história, a marca dos 30 bilhões de dólares em vendas. A previsão era que essa marca só fosse alcançada em 2018. O mercado está crescendo acima do esperado.
O Jon Peddie Research, instituto responsável pela pesquisa, dividiu as vendas em 3 setores: entry-level, mid-range e high-end, basicamente, hardwares de entrada, intermediários e de alta performance.
“Apesar do setor de alta performance ser o maior e responsável por mais de 13 bilhões do mercado, as empresas não estão esquecendo dos jogadores com menos poder aquisitivo, com bons lançamentos como a GTX 1050”, disse o presidente do instituto. Essa declaração vai de encontro com as estratégias da AMD em lançar placas de vídeo primeiramente para o os mercados de entrada e os intermediários. Combinados, os dois mercados somam mais de 17 bilhões de dólares.
As vendas tem crescido mais na Ásia/Pacifico, mas o setor de alta performance ainda é dominado pelos EUA/Europa.
A pesquisa foi feita em 33 países.