fbpx

REVIEW | Darkest Dungeon

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Sempre adorei RPG. Eu digo o RPG de mesa mesmo: Papel, lápis e dados. A quantidade de histórias fascinantes e memoráveis que são criadas numa sessão de RPG de mesa é incrível e inacreditável – redundância mais-do-que-necessária – podendo as vezes fazer frente às grandes histórias narradas em outras mídias.

Mas é de se pensar como é pesada a vida de um aventureiro de fantasia medieval, não? Vivendo à esmo, viajando por estradas, enfrentando as mais terríveis criaturas, salvando mundos. Chafurdando em calabouços e labirintos naturais, em busca de glória, tesouros e fama. Darkest Dungeon se apoia justamente nesse questionamento e tece uma hipótese – um “talvez” – de como esse tipo de vida seria estressante e de como este preço seria cobrado.

O jogo já tem um ano (um pouco mais, na realidade) desde que foi lançado.

O clima de ansiedade, suspense e pânico é tão forte quando se joga Darkest Dungeon que ele chega a ser tátil, palpável. A começar pela história, que bebe direto dos contos de terror Lovecraftiano: Um nobre, entediado de sua vida luxuosa e luxuriosa, descobre uma antiga lenda sobre a gigantesca propriedade onde a mansão opulenta repousa. Gastando todos os esforços e dinheiro na empreitada de achar essa lenda, algo terrível acontece. O que aconteceu com o Nobre e o que foi achado será descoberto por você, um parente distante e único herdeiro da coisa toda. Veja bem, você, jogador, não é um personagem: Você é quem controla todo o jogo por fora (já vamos falar nisso) e comanda as decisões do que acontece e deixa de acontecer na antiga propriedade da família.

Conforme você entremeia essas dungeons, seus personagens descobrem antigas páginas de diário que vão, a conta gotas, contando mais o que aconteceu em cada um dos lugares visitados e o que aconteceu, de modo geral, ao lugar. Ainda mantendo a fórmula a conta gotas, pequenos trechos de um monólogo narrado pelo “nobre desaparecido”, tal qual entradas num diário, quando um chefe ou novo inimigo é encontrado, dão pequenos pareceres sobre a história. Embora narrativas como estas possam ser mais atraentes para uns, pode afastar alguns. A história em si é até surpreendente e boa, mas nada além disso. Para esse tipo de jogo, uma narrativa mais direta talvez fosse indicada.

Wallpaper bgO lado artístico, bem dark e soturno de Darkest Dungeon fica claro (com o perdão da antítese), é remetente ao clima desesperador instalado pelo cenário e narrativa do jogo. Disse antes, mas não custa dizer novamente: O terror lovecraftiano, aquele em que você sabe que nada mais vai ser como antes e nada mais será bom, dali em diante, é refletido brilhantemente na escolha visual dos personagens e na trilha sonora desse jogo. Os sprites dos personagens, todos com sublinhados negros, densos e sombrios, marcando uma incrível – e proposital? – propensão daquilo em não dar certo. Perturbador, por vezes, Darkest Dungeon te põe cara a cara com criaturas de que esfacelam toda a sua noção do verbete “monstro” e cenários não-originais revistos de forma bem interessante. Se você não gosta de porcos, é melhor se preparar.

Darkest Dungeon, assim que é iniciado, lhe dá um aviso: “(…) é um jogo sobre tirar o melhor das piores situações”. Acredite, ao aceitar jogar Darkest Dungeon, você estará se metendo no RPG mais deliciosamente difícil e injusto que você já jogou na sua vida. Há dois momentos muito distintos em Darkest Dungeon e, embora distintos, são cíclicos e auto complementares. O primeiro deles é a fase de manutenção da sua base. Momento mais raso e talvez desenvolvido de uma forma simples, é nesta fase de jogo que, com os recursos coletados nas incursões aos labirintos, você melhorará suas instalações e organizará de forma geral seus aventureiros.

O segundo momento, o mais importante, é o de exploração de dungeons. Em sidescrolling, sua party comporta até quatro membros de dezesseis classes de personagens diferentes. Embora muitas delas sejam revisões de classes já consagradas do gênero, como o Crusader (um paladino, ou quase isso) e a Vestal (uma clériga), algumas classes originais chamam muito a atenção, como o Abomination, uma espécie de meio-monstro. Com a party, você explora vários labirintos, completamente procedurais, com diversos perigos, monstros e curiosidades – mas, que as vezes, pode ser enfadonho e muito repetitivo. O combate é por turnos e o posicionamento dos personagens é extremamente importante, uma vez que golpes possuem um alcance fixo, variando de ataque para ataque.

 

Até aí parece um jogo bem comum, certo?

 

darkest dungeon 06
Abandonai toda esperança…

Darkest Dungeon está longe de ser “comum”. O sistema de aflições do jogo é uma ode ao escritor de horror inglês, lembrando vários jogos de tabuleiro baseados em Call of Cthulhu: Conforme seu personagem explora, interage – ou trocando em miúdos, se ferra – nos labirintos, ele acumula níveis de estresse. Quando atingindo um determinado valor, seu personagem é acometido por alguma aflição: Pode se tornar histérico, maníaco, depressivo, abusivo, entre várias outras aflições, cada uma portando diálogos e efeitos próprios! Mesmo dando a sorte da sua possível aflição ser revertida no momento de virtude, portando efeitos positivos, não dá para contar com isso acontecendo, tornando o estresse um recurso extremamente importante a
ser gerenciado, junto do tradicional HP. Claro que alguns personagens possuem formas de recuperar estresse (bem fraquinhas, diga-se de passagem) e que, em missões de maior duração, você pode acampar nas dungeons – que aliás, é quase um minigame dentro de si – mas ainda assim, o estresse, por vezes, é mais vital que o próprio HP.

20170225085557 1
Acampar ajuda!

O jogo tem permadeath: Seus personagens, caso morram, morreram para sempre. Isso cria um pouco de dificuldade para novatos, que mesmo no modo Radiante (algo equivalente a um Easy mode-pero-no-mucho), vão encontrar dificuldades, por vezes injustas, como os quirks (pequenas características positivas e negativas) que seus personagens adquirem no fim de cada expedição. É totalmente aleatório e o único controle que se tem sobre eles é a remoção dos ruins e a fixação dos bons. Poderia haver uma forma mais interessante e divertida de se adicionar estes elementos.

Aliás, a Redhook, desenvolvedora e Publisher do jogo, está de parabéns pelo suporte dado ao jogo. Um pouco mais de um ano de lançamento e Darkest Dungeon continua recebendo atualizações frequentes e, ainda este ano, terá uma expansão: The Crimson Court, que já trará um novo herói

Darkest Dungeon é um jogo que você tem que passar longe se estiver muito (mal) acostumado às facilidades que a indústria impôs hoje. Darkest Dungeon é, como sugere o título, cruel, escuro e muito imperdoável. O jogo vai te lançar a mercê da miséria e da tensão de perder personagens que você investiu tempo, dinheiro (e amor) o tempo todo. Mas, se você tem uma veia hardcore (e masoquista), ama RPGs com uma pegada mais clássica e gosta do clima lovecraftiano, você vai amar.

 

NARRATIVA -8,5

AUDIOVISUAL – 9,0

MECÂNICA – 9,5

 

NOTA FINAL – 9

 

Review feito com código fornecido pela Red Hook.

Versão de PC