fbpx

Senko no Ronde 2

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Apesar de ser um adorador dos jogos de luta e sua complexidade tática, a barreira de entrada para um iniciante é muito grande. Há inúmeros controles e nuances para se aprender, e esses jogos em geral correm a uma grande velocidade, exigindo reflexos sobrehumanos para se manter no nível competitivo.

Qual não foi minha surpresa ao abrir minha cópia de review de Senko no Ronde 2, que eu mal conhecia, e ser recebido por uma tela de combate Um-contra-Um. Respirando fundo, me preparei para ser frustrado em mais um jogo de luta e comecei a experimentar o jogo para fazer esta análise… Em poucos minutos sabia que não estava jogando apenas mais um jogo de luta, mas sim uma mistura única de gêneros bastante distintos e, para minha grata surpresa, uma experiência engajante e bastante divertida!

 

Senkoro4
Estude os padrões, aprenda a se posicionar e explorar aberturas para contra-atacar!

Diversão: 9

Senkoro é uma mistura de 3 gêneros de videogame:

  • Luta, onde oponentes trocam golpes para zerar a barra de vida do adversário;
  • Shoot’em Up, onde o jogador pilota uma nave (neste caso, um robô) atirando em obstáculos e naves inimigas;
  • Bullet hell, o irmão brutal dos Shoot’em Ups, onde o jogador precisa desviar constantemente de chuvas de tiros;

A mescla é surpreendentemente boa! As mecânicas realçam os pontos mais fortes de cada gênero, oferecendo batalhas dinâmicas que priorizam atenção e estratégia a reflexos e coordenação sobrehumanos. Em pouco tempo você terá um personagem favorito e formulará suas estratégias, desenvolverá seus combos favoritos e estudará as melhores formas de abordar cada personagem em combate… E nem vai ver a hora passar!

O jogo oferece um modo arcade para você enfrentar uma sequência de adversários cada vez mais poderosos. É uma boa oportunidade para dominar seus conceitos e experimentar todos os personagens num ambiente sem a pressão de um cenário competitivo. Há também um modo história, mas é difícil se envolver na trama e se importar com os eventos narrados… A história é um pouco confusa e desinteressante (e o mesmo pode ser dito sobre a infinidade de personagens genéricos de anime).

Com uma mínima dose de experiência nos modos single-player, é possível jogar online ou em multiplayer local – e o jogo brilha como uma experiência divertida para partidas casuais e também por sua profundidade para aqueles que buscam a adrenalina da competição.

Senkoro2
Os botões de ataque realizam ações especiais quando os robôs estão em alcance de combate corpo-a-corpo

Mecânica: 8,5

O jogo aplica minha filosofia de game design favorita: A que um jogo deve ter controles e mecânicas simples, oferecendo profundidade em seus aspectos técnicos e táticos. Somando-se a isso o fato de cada Round normalmente não levar mais do que 30 segundos para acabar, temos um jogo para todos os tipos de jogador. Não há tempo para se sentir frustrado, o próximo round lhe dá a chance de tentar uma estratégia nova contra o estilo que você observou, e as mecânicas dão uma constante tensão… Pois sempre é possível virar o jogo!

Do lado dos controles, temos um botão que dispara “balas” simples, um botão que dispara energia ou mecanismo (custa energia) e um botão para alguma habilidade ou manobra especial (também consome energia). Fora isso, é possível se defender de uma rajada de tiros fracos ou se esquivar em alta velocidade. Há um movimento especial que pode fortalecer os atributos do robô ou ser apenas um ataque mais poderoso, e esta habilidade recarrega com o tempo… E finalmente há um botão que ativa o BOSS Mode, uma transformação temporária que deixa o robô praticamente invencível e transforma a arena em um verdadeiro inferno de balas, com rajadas de tiros e disparos de energia para o oponente tentar sobreviver com suas defesas e esquivas.

Em termos de profundidade técnica, o jogo possibilita manobras avançadas como navegar com precisão entre os projéteis, formular a melhor sequência e posicionamento de ataques para maximizar seu dano e usar o botão de defesa no momento mais apropriado para limpar os tiros ao seu redor. Quando um robô tem sua barra de vida zerada, ele não perde instantaneamente: Ao invés disso, ele entra no modo Vanish, no qual é preciso ficar alguns segundos vivo para recuperar parte da vida. Neste período qualquer dano é fatal, mas seu BOSS Mode fica ainda mais poderoso… Aprender e dominar todas as ferramentas a sua disposição é a chave para virar o jogo!

O âmbito tático é o que garante longevidade a um jogo de luta, e Senko no Ronde 2 trabalha este aspecto com maestria. Por ter um ritmo um pouco mais lento do que aquele dos jogos de luta tradicionais, Senkoro permite que todos possam apreciar a profunda complexidade tática do gênero, que geralmente ficaria soterrada sob mecânicas obscuras e sob a exigência de reflexos e coordenação sobrehumanos.
Aqui você deve aprender a se posicionar vantajosamente, estudar os movimentos e ataques do seu oponente, considerar sua abordagem e ainda levar em consideração formas de contornar as opções do adversário. Os controles e mecânicas simples permitem que você possa pensar em todos estes aspectos, e a velocidade do jogo permite que você considere tudo isso frações de segundo antes de agir.

 

Senkoro3
Ser atacado por um BOSS Mode pode ser um inferno, mas também pode ser uma oportunidade de explorar pontos cegos para causar ainda mais dano ao oponente!

Audiovisual: 7,5

Senko no Ronde 2 é uma versão atualizada de um arcade japonês com mais de uma década de história, e isso é visível em vários aspectos de sua apresentação.

Os cenários são pobres e genéricos, variando entre o espaço sideral e um fundo preto psicodélico, e os modelos dos robôs não tem muitos detalhes.
O que salva o visual do jogo são os efeitos e partículas. Cada golpe produz uma infinidade de efeitos luminosos e o mar de projéteis enche a tela, transformando cada batalha em um espetáculo coreografado. Independente do nível técnico dos jogadores, cada batalha é linda e pode ser apreciada por qualquer espectador.

Os efeitos sonoros são competentes, mas mesmo estes parecem ser os mesmos de uma década atrás, pois parecem ter uma qualidade levemente abaixo do esperado para um jogo de 2017.

O jogo toma uma estranha decisão de design, ocupando uma grande área da tela com retratos de personagens nas laterais. Estas imagens são estáticas, permanecendo exatamente as mesmas independente do piloto receber dano, estar com pouca vida ou usar um ataque especial. Então além de desperdiçar espaço não contribuem para aumentar a tensão ou reforçar alguma emoção.
O design dos pilotos e seus mecânicos parece genéricos, reforçando a impressão de que o universo construído para justificar as batalhas é totalmente desnecessário.

 

Considerações Finais

Senkoro junta um monte de ideias mirabolantes e consegue trazer a tona o que há de melhor em cada um dos gêneros que representa. O jogo tem pontos realmente altos (como a beleza dos efeitos especiais e o excelente trabalho nos controles e mecânicas) e também tem algumas falhas graves (a apresentação do jogo e o universo complexo e desinteressante), mas suas qualidades destacam o que há de melhor nos gêneros que representa, e você se verá jogando apenas pelo prazer de jogar.

Para fechar esta análise, deixo aqui um trecho do modo arcade que capturei enquanto jogava no PS4. Dá pra ter uma noção da progressão na dificuldade e do estilo e ritmo das partidas… Só peço que não ligue muito para minhas habilidades medíocres!

[youtube link=”https://www.youtube.com/watch?v=Dp3wGA8gsZc” width=”800″ height=”480″]

Nota

Diversão = 9

Mecânica = 8,5

Audiovisual = 7,5

Geral : 8,4

Versão de Playstation 4