fbpx

Farming Simulator – Nintendo Switch Edition

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As vezes precisamos dar uma pausa na ação e na adrenalina dos jogos de ação e aventura, as vezes queremos ter uma experiência nova e diferente daquelas comuns em videogames… E as vezes queremos aprender alguma coisa sobre a vida real de uma forma mais interessante e interativa. Farming Simulator – Nintendo Switch Edition é o simulador definitivo da vida de um dono de fazenda, e faz um trabalho competente para suprir este nicho tão pouco explorado.

Trator colhendo canola e despejando no container em movimento.
Algumas atividades envolvem coordenação com funcionários contratados!

Diversão: 8

Se você aprecia jogos de simulação, FSim faz um trabalho competente ao trazer conteúdo variado e profundo. Há inúmeras atividades para se trabalhar, incluindo colher, cultivar, semear e fertilizar, além de gerenciar compra e venda de materiais e equipamentos e cuidar de animais. Os controles são genéricos o suficiente para lidar com todos os tipos de atividade, permitindo que você rapidamente esteja apto a cuidar de tudo e partir para o complexo malabarismo que é equilibrar todas as suas prioridades.

Há um curioso prazer em ouvir o motor do seu trator junto com uma das rádios do jogo enquanto trabalha seus terrenos, e um jogador descuidado pode perder horas a fio desenvolvendo seu império rural!

Criação de porcos.
Porcos são apenas um dos 3 principais tipos de animais que você podem criar!

Mecânica: 9

Como mencionado acima, Farming Simulator – Nintendo Switch Edition traz uma configuração “genérica” de controles, que pode ser adaptada a toda a inúmera gama de máquinas e equipamentos que você precisa operar.

A maior parte do trabalho é executada pilotando-se um trator, que pode ser equipado com inúmeras máquinas e equipamentos diferentes. Os gatilhos ZL e ZR servem de freio/ré e acelerador, respectivamente, enquanto o botão B é usado para conectar ou desligar equipamentos adicionais.

Segurar L revela um painel com as operações que podem ser tomadas com o equipamento anexado ao seu trator (no caso de um semeador, por exemplo, há ações para esticar/dobrar os braços, ligar/desligar o equipamento, abrir a tampa do armazenamento de sementes, etc).
Segurar R oferece opções de iluminação, como ligar lanternas, faróis ou luzes de segurança/ré.
Segurar R+L mostra algumas facilidades, como trocar de rádio, pular música e gerenciar o piloto automático do veículo.

No começo, os controles parecem um pouco estranhos. Mas, com um pouco de prática, fica claro que esta é a melhor maneira de dar ao jogador uma forma de aprender a controlar todas as máquinas de forma padronizada… E o esquema funciona muito bem. Logo chega o momento em que você adquire um novo equipamento e já sabe usá-lo de cara!

Há uma enorme complexidade no jogo, pois este lhe dá instruções básicas em 5 minutos e depois te solta no mundo para fazer o que quiser. Liberdade e uma infinidade de possibilidades dão nome ao jogo, pois você pode escolher entre cultivar dúzias de vegetais diferentes, cuidar de diversos tipos de gado, expandir ou comprar seus terrenos, comprar/vender máquinas e materiais em diversos pontos pela cidade, acompanhando a flutuação de valores devido a oferta e demanda, etc.

Há muito a fazer e só há um jogador cuidando de tudo… Mas felizmente é possível contratar funcionários temporários (pagos por hora) para completar atividades e permitir que você parta pra próxima na sua lista! Sempre é possível fazer trabalhos para fazendas vizinhas, permitindo assim que você ganhe um dinheiro extra rapidamente e ainda aprenda a lidar com alguns equipamentos que ainda não tenha experiência.

fsim3

Audiovisual: 7

Independente de rodar em modo docked ou portátil, Farming Simulator – Nintendo Switch Edition dá uma constante sensação de ser um jogo muito bonito para um celular, ou muito feio para um jogo da geração passada. As texturas do cenário em geral são bastante pobres, com casos graves de surgimento de mais objetos e detalhes conforme você se desloca pelo mapa.

Ainda assim, é possível notar o enorme carinho da GIANTS Software ao recriar fielmente as dúzias de tratores e máquinas licenciados de marcas reais! Os modelos dos equipamentos são bastante caprichados, e parece que cada motor tem um som próprio e diferente (que talvez seja extraído das máquinas reais, mas não sei dizer).

Há várias opções de rádio, incluindo Country, Rock e Pop, e todas conseguem contribuir na criação de uma atmosfera de interior rural. Há opções para ouvir a música constantemente ou apenas quando se está dentro de um veículo, dando ao jogador poder de escolher entre uma simulação mais realista ou uma experiência mais agradável.

Removendo árvores para criar novas pastagens.
Quer aproveitar melhor o espaço do seu terreno? Prepare-se para abrir caminho removendo árvores… Como tudo no jogo, a madeira é um subproduto que pode ser aproveitado.

Considerações Finais

Farming Simulator – Nintendo Switch Edition definitivamente não é um jogo para todos. Aqui você é incentivado a ser metódico e cuidadoso, a aprender as melhores técnicas de cultivo e a estudar as tendências de mercado para aumentar a lucratividade do seu negócio rural.

Se você gostaria de explorar um pouco da vida rural, aprender sobre como funciona uma fazenda de verdade ou simplesmente encarar  o desafio de cuidar de um negócio de forma realista, FSim é a melhor experiência que você pode ter em casa ou por aí (graças a portabilidade do Switch)… E, se você não tomar cuidado, pode acabar perdendo horas e mais horas cuidando da sua fazenda!

Estamos acostumados com aquela agilidade e adrenalina que só os videogames conseguem oferecer, e é estranho pensar que existe a opção de jogar para ter uma experiência mais lenta, relaxante e até mesmo educacional.

Grande variedade de máquinas recriadas de marcas reais.
A vasta frota de veículos e equipamentos licenciados parece ser o maior orgulho dos desenvolvedores na GIANTS Software.

Nota

Diversão = 8

Mecânica = 9

Audiovisual = 7

Geral: 8,0

Versão de Nintendo Switch