fbpx

DustOff Heli Rescue II

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A vida de um gamer não é apenas um monte de histórias complexas e épicas… As vezes só queremos a mais pura e simples adrenalina, como aquela de tempos mais simples. Arcades não precisavam de diálogos ou cutscenes para contar uma história ou entreter, e DustOff Heli Rescue 2 é um jogo que tenta trazer um pouco deste aspecto de volta a vida.

DOHR2 1

Diversão: 9

DustOff Heli Rescue II é um jogo que vai direto ao ponto: Há apenas um mínimo de menus e interfaces entre você e a ação de pilotar um helicóptero nas mais diversas e dramáticas missões em uma guerra.

Apesar das mecânicas simples e até mesmo limitadas (mais sobre isso logo abaixo), o jogo faz um bom trabalho em divertir e proporcionar bons momentos de tensão e emoção. É interessante gerenciar seus ganhos, sua munição e os custos de reparo de seu helicóptero – tudo isso enquanto tenta minimizar os danos recebidos, explorar o mapa e resgatar os soldados aliados. A habilidade necessária para pilotar o helicóptero, somada a concentração e memória para ter em mente todos estes pequenos fatores fazem deste um jogo surpreendentemente exigente!

DOHR2 2

Mecânica: 8

A premissa básica de DOHR2 é bastante simples: Pilotar um helicóptero num plano (2.5D) para completar missões que geralmente envolvem resgatar soldados aliados em solo ou destruir veículos e/ou bases inimigas. Não há cutscenes ou uma narrativa propriamente dita, o que dá ao jogo uma distinta sensação de ser a evolução perdida de alguma franquia dos anos dourados dos Arcades.

Os controles do jogo fogem do convencional, te forçando a manter-se atento a física e ao comportamento da aeronave. Basicamente há propulsores para a esquerda e para a direita, e ativar ambos simultaneamente permite que seu helicóptero ganhe altitude. Ao se aproximar de inimigos, sua arma começa a disparar automaticamente, cabendo a você manter estabilidade para que o atirador a bordo possa acertar seus alvos – há um botão para habilitar/desativar o fogo automático. Pousar (que é uma manobra delicada) permite resgatar soldados ou reparar/recarregar sua nave (por um custo) mas também restringe a ativação de sua arma, o que adiciona mais um nível de planejamento estratégico as ações que você deve tomar.

Ao progredir pelos desafiadores níveis do jogo, você pode desbloquear (e, em alguns casos, comprar) novos helicópteros e armas para usar. No começo de cada missão, na tela que resume seus objetivos, você deve escolher um modelo de aeronave, uma arma e ainda tem a opção de pagar algumas moedas para ter algum bônus adicional (como mais vida ou munição duplicada, por exemplo). São pequenas decisões, mas que quando combinadas dão uma variedade sólida aos estilos de jogo.

DOHR2 3

Audiovisual: 7

A apresentação de DustOff Heli Rescue II é bastante minimalista, o que combina com a aparente simplicidade de sua jogabilidade. Os gráficos em voxel (os famosos “pixels 3D”) tentam evocar o estilo gráficos das antigas mas, apesar de serem bonitinhos e passarem a sensação de serem de brinquedo, falham em reforçar o clima de tensão dramática que o jogo parece tentar transmitir.

As músicas, com ritmo e percussão intensos, ajudariam a criar o clima certo para o jogo… Mas infelizmente não é possível configurar os níveis de som e, se você não desligar os efeitos sonoros, pode completar o jogo todo sem nem perceber que havia música tocando ao fundo. O barulho das hélices do helicóptero se sobressai a tudo, e os momentos de tiroteio só aumentam a confusão sonora. Você provavelmente vai acabar jogando com o som desligado.

DOHR2 4

Considerações finais

DustOff Heli Rescue II parece um híbrido entre muitos conceitos e bebe de muitas fontes: parte mobile, parte arcade, usando de uma apresentação casual para entregar uma experiência de dificuldade e grande tensão dramática. Trata-se de um jogo fácil de agradar a todos, mas que poucos realmente se apaixonarão.

Nota

Narrativa= 9

Mecânica = 8

Audiovisual = 7

Geral: 8

Versão de Nintendo Switch