fbpx

Space Dave!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma das coisas mais legais da indústria dos Videogames é que sempre há opções para todos os gostos. Seja excêntrico ou retrô, top de linha ou inovador, sempre há um desenvolvedor com uma ideia diferente que vai agradar algumas pessoas com seu estilo único. Space Dave! é um jogo simples mas desafiador, que renova, reinterpreta e presta homenagem a um dos mais importantes jogos da história da nossa amada indústria: Space Invaders.

SD 2
Defenda a Terra com sua vida ou sacrifique mobilidade no futuro!

Mecânica: 7

O jogo usa apenas o direcional, um botão para atirar e um botão para pular e “planar” para prolongar seu tempo no ar. Seu objetivo é destruir as hordas de naves alienígenas antes que estas alcancem o solo. Quando um inimigo toca o chão, a nave se transforma em uma versão mais rápida e agressiva e ainda destrói o local atingido – criando um obstáculo para atrapalhar sua movimentação e posicionamento.
Alguns inimigos especiais deixam crânios quando abatidos, que podem ser usados para gradativamente cobrir as crateras e recriar um pouco de solo no mapa de jogo.

Ao derrotar inimigos, há uma chance de receber itens que aumentam seu poder de fogo, entre eles estão Aumentar Velocidade de Tiro, Tiro Triplo/Espalhado e um Drone que te segue e ajuda com alguns tiros. Mas o poder mais interessante é o Space Block, que aparece randomicamente durante o jogo e precisa ser atingido no ar para ser derrubado e então acessado. Este item, quando usado, toma o controle de todos os inimigos posicionados acima dele! O resultado é um batalhão de naves inimigas te acompanhando e ajudando a combater as forças invasoras. Estas naves são destruídas facilmente, então um jogador habilidoso deve se preocupar em posicionar seu personagem e conduzir todo o seu exército de forma a minimizar perdas…
Ah, sim! Se seu personagem levar um único tiro ou tocar em um único inimigo, uma vida é perdida e, com ela, todos os upgrades e aliados acumulados!

SD 1
A chance de conseguir um Space Block sempre cria grandes expectativas!

Diversão: 7 ou 9 – ( Na média fica 8 )

Jogar Space Dave! sozinho é uma experiência familiar para qualquer gamer mais velho: Parece um Space Invaders modernizado, com algumas ideias próprias adicionadas para enriquecer e dar variedade. Seu primeiro instinto como jogador o fará ser metódico e preciso na eliminação dos invasores, mas o jogo eventualmente chega num ponto onde a pressão do ataque supera sua capacidade de defender seu território, te forçando a tomar decisões, fazer sacrifícios e se adaptar as consequências. A progressão de dificuldade somada as mecânicas de power up e de dominação de inimigos proporciona uma experiência de concentração e desafio alto, mas justo.

Mas SD! revela seu potencial para a diversão (e para o caos) quando jogado em modo cooperativo. Ao dividir os Joycon com um amigo, você rapidamente nota algumas diferenças. O poder devastador do tiro combinado incentiva os jogadores a permanecerem próximos, mas o espalhamento dos alvos obriga a um espalhamento para cobrir e proteger o terreno com mais eficiência. A base da experiência cooperativa é este constante balanço entre combinar ou espalhar o poder de fogo da dupla, e o resultado é um jogo mais divertido e equilibrado… Pelo menos, no começo. Uma dupla de jogadores pode atropelar os primeiros níveis do jogo, chegando rapidamente num ponto do mais completo caos! A poluição visual é intensa, e vai exigir cada gota de atenção e reflexo de ambas as partes para persistir e progredir!

SD 3
Alguns chefões beiram ao caos e apresentam situações genuinamente desafiadoras!

Audiovisual: 7,5

Space Dave! conta com uma única música, mas consegue o surpreendente feito de não se tornar enjoativo! A música não é só boa por sua composição, mas pela capacidade de “desaparecer” da sua atenção e apenas reforçar o clima de caos retrô do jogo. Há variações adicionando-se ou removendo-se instrumentos e batidas, mas em geral não é nada que chame muito a atenção – e isso é um ponto positivo!

Em termos visuais SD! usa do já batido visual pixelado, já bastante comum como a opção econômica padrão para jogos indie. O jogo é bastante colorido e bonito, e impressiona em particular pela quantidade de elementos simultâneos na tela, que também ajuda a criar um clima caótico. Infelizmente há momentos em que a apresentação chega a um ponto de poluição visual e, sem ajudar o jogador a encontrar seu personagem ou mesmo entender tudo que se passa na tela, acaba prejudicando a jogabilidade e a experiência de jogo.

SD 4
Consegue enxergar os 2 jogadores no meio… disso?

Considerações finais

Space Dave! oferece uma experiência arcade que genuinamente parece ser a evolução natural de tantos jogos dos anos 80. Usando do poder técnico muito além do de outros tempos, o resultado é um jogo retrô cheio de personalidade e bastante divertido!

Nota

Mecânica = 7

Diversão = 8

Audiovisual = 7,5

Vale os 10 dólares? Sim, se você curte arcades das antigas ou costuma chamar amigos pra jogos cooperativos – para todos os outros, é um ótimo jogo para se pegar quando houver um desconto ou promoção ou eShop!

Geral: 7,5

Versão de Nintendo Switch