fbpx

Layers of Fear: Legacy

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Assim como numa pintura, Layers of Fear tem camadas de suspense e terror

Quando você joga um jogo de terror, você se condiciona aos sustos. Você tenta se preparar para as possíveis surpresas ao abrir uma porta ou espreitar uma esquina mas, por saber que a proposta da experiência é te apavorar, seu cérebro te trai e cria o Suspense. Layers of Fear: Legacy é um jogo que se foca em explorar e experimentar este estado mental de suspense, levando-s ao seu limite.

LOF 1
Claramente a pessoa que viveu aqui tinha uns probleminhas.

Narrativa: 9

O jogo já começa te trancando na mansão, com pouca explicação sobre como você foi parar ali ou qual seu objetivo… Nem mesmo explica quem você é. Tudo o que lhe resta é explorar os primeiros cômodos da casa e tentar entender o que se passou naquele lugar tão estranho.

Cada cômodo guarda alguma informação para te ajudar a montar a história do pintor e sua família naquela casa. Alguns quartos tem pinturas ou frases pintadas nas paredes, alguns guardam cartas trocadas entre o pintor e sua esposa, outros escondem correspondências de médicos, vizinhos e outros que tiveram algum contato com a casa… E, em alguns raros momentos, você encontra algum objeto pessoal de um membro da família. Você pode checar estes itens em detalhes, enquanto ouve conversas ou monólogos ecoando… Como se fossem memórias de alguém.
O trabalho é convincente e, apesar das coisas aterrorizantes e sobrenaturais que acontecem ali, até parece que um pintor maluco viveu naquela casa, e que toda aquela história e a mansão poderiam existido em algum lugar.

A forma como a casa é apresentada e a história é contada contribuem imensamente para criar o clima de terror no jogo. Apesar de a maior parte do tempo de jogo ser usado construindo um ambiente de tensão e suspense apenas pela narrativa e exploração e raramente haver momentos de real ação ou interação, o trabalho psicológico é tão bem executado que você constantemente se sentirá apavorado, e com genuíno medo de seguir em frente.

LOF 2
TODA ESQUINA vai te fazer pensar duas vezes antes de avançar.

Mecânica: 8

Layers of Fear: Legacy segue os padrões de controle do gênero de Terror.  A câmera em Primeira Pessoa restringe seu campo de visão e torna a experiência mais pessoal, sua movimentação é desconfortavelmente lenta e há uma constante sensação de impotência. Tudo que você pode fazer nesta mansão imensa e ameaçadora é vagar e fugir, eventualmente interagindo com alguns objetos para revelar informações sobre a história, resolver pequenos quebra-cabeças ou abrir/fechar portas e gavetas.

O Switch apresenta alguns diferenciais na forma de se interagir com o ambiente, pois tem suporte ao uso de comandos por gestos com seu controle JoyCon. Mas o que realmente destaca os pequenos controles é a forma como estes proporcionam uma enorme imersão através da tecnologia HD Rumble, com pequenos trepidamentos ao pisar em cacos de vidro, derrubar um objeto ou interagir com maçanetas… além de sentir seus próprios tremores nos momentos mais assustadores e sobrenaturais.

LOF 3
Esse visual é o mais fotorrealista que o Switch deve conseguir produzir.

Audiovisual: 10

Layers of Fear é um dos jogos mais bonitos que você vai ver rodando no Switch. É assustador como os gráficos são de alta fidelidade, as texturas são detalhadas e a iluminação é bem feita. O jogo é extremamente realista, e isso colabora imensamente para aumentar a imersão e reforçar o terror e o clima de suspense.

O trabalho sonoro é bastante competente. Não há música ambiente, mas os efeitos sonoros também fazem sua parte para construir uma ambientação realista e aterrorizante. Os sons dos seus passos sempre soam corretamente, de acordo com o tipo de piso e objetos que você esbarre ou pise. O tema principal do jogo é uma boa composição, que consegue transmitir bem a mensagem e proposta centrais de Layers of Fear.

LOF 4
A ambientação de suspense é muito, muito intensa.

Considerações finais

Layers of Fear: Legacy se auto-entitula um jogo de Terror Psicológico, e entrega o que promete: Uma experiência diferente dos sustinhos de outros títulos de terror. O jogo faz um trabalho assombroso para criar uma ambientação imersiva, que intimida e eleva o suspense ao nível máximo.

LOF 6
Cada pequeno detalhe ajuda a dar realismo e vida a esta mansão abandonada.

Nota

Narrativa = 9

Mecânica = 8

Audiovisual = 10

Vale os 20 dólares? Se você está procurando um jogo pra te fazer tremer na base, este é o melhor título que seus 20 dólares vão encontrar! Se você não gosta de sentir medo, não jogue nem de graça!

Geral: 9

Jogado na versão para Nintendo Switch

LOF 5
R.I.P.