fbpx

Usuper poderia ser apenas mais um game no estilo “Metroidvania” que vemos de tempo em tempos por aí, mas ele faz um pouquinho diferente: mistura algumas características de terror ao game, aliadas a “speedruns” e o melhor de “Dark Souls” ao jogo. Recebemos o game com muito carinho da Pugware, e coube à Savepoint testar o jogo.

 

DNkyd5lW4AAJ9VO

 

A História

Usurper se passa num mundo alternativo baseado na Londres do século 19, que se vê atacada por terríveis criaturas provenientes da Citadela, uma imensa estrutura que caiu sobre a cidade, causando desespero e terror a seus habitantes.

O jogo nos coloca no controle de Saragat, um cavaleiro das forças angelicais da Britania, que morreu em batalha, mas é ressuscitado por uma estranha criatura de outro mundo para lutar contra o mal e reaver informações sobre o Navigator, aquele por trás da queda da Citadela sobre a cidade de Londres, e que comanda o exército das temíveis criaturas.

O Gameplay

Como todos os jogos que bebem na fonte do estilo Metroidvania, Usurper é um jogo Side-Scrolling, que para quem não sabe, são jogos com visual 2d, onde o jogar deve andar para os lados para avançar nos cenários, ao melhor estilo Megaman ou Super Mario World.

Os cenários misturam arte em 2d com detalhes em 3d, para compor a imensa estrutura de Citadela, com calabouços, esgotos, bibliotecas e tudo que se tem direito, formando um verdadeiro ecossistema dentro da estrutura. Algo interessante a ser citado neste review, é a inspiração e referências dos desenvolvedores de Usurper na criação dos cenários. É possível notar muitas, muitas mesmo, referências às obras de H.P Lovecraft em meio aos diversos cenários do game. Inclusive, alguns bosses do jogo são claramente referências às obras do mestre, como por exemplo a criatura Shoggoth. (Preste bem atenção no nome do NPC na imagem a seguir)

 

HPL

 

O jogo te disponibiliza diversas armas, desde Katanas, a Martelos, Machados e Arco e Flechas, além de um sistema de Familiares, bem parecidos com dos clássicos jogos de Castlevania, que te ajudam no cenário, e podem ser aumentados de level para que fiquem mais úteis durante a aventura.

Além das diferentes armas, o jogo te da um “escudo defletor”, que é elemento IMPORTANTÍSSIMO no jogo, que ao ativá-lo, ao custo de um pouco de stamina, você pode refletir qualquer ataque, inclusive os de bosses, de volta para quem os desferiu. É sério, dominar o uso de seu escudo faz parte de 75% da habilidade necessária para conseguir seguir em frente no jogo.

 

gmp 1

 

Cada mapa diferente acompanha uma variedade de inimigos bem honesta, seguidos de um Boss, que sempre liberam o caminho de barreiras para que você consiga avançar no game. Entretanto, Usurper te dá também a possibilidade de fazer seu próprio caminho, assim você não precisa necessariamente começar por um determinado local.

Dark Souls de novo? Isso é ruim?

O jogo implementar diversas ideias que ficaram famosas por conta do famoso game Dark Souls, como por exemplo, um sistema bem parecido de aumento de level, onde você utiliza suas “souls” para comprar novos levels, comprar itens, e para diversas outras coisas dentro do jogo. E como o clássico game também faz, quando você morre, você perde TODAS suas “souls”, e a não ser que você as recupere sem morrer, perderá tudo que conseguiu guardar durante sua aventura.

Apesar de possuir diversos status que podem ser aumentados durante o gameplay, como Força, Magia, HP, Stamina e afins, Usurper possui uma dificuldade bem elevada, às vezes dando vontade de jogar o controle na parede, e faz parecer que os diversos níveis que você aumentou de maneira sofrida, não adiantaram de nada. Para ter uma pequena idEia, caso você erre o tempo de levantar seu escudo, é a coisa mais fácil do mundo se ver com 1 de HP.. e isso acontece quase que o tempo todo,

 

usurper 3

 

Como se o jogo já não trouxesse elementos o suficiente de Dark Souls, Usurper possui checkpoints, como as Bonfires, que salvam seu jogo, e possuem alguns residentes por perto, npcs que servem para melhorar seus familiares, comprar itens, vender itens ou aprender magias, por exemplo. Ok, convenhamos que qualquer jogo do estilo possui esses elementos, mas Usurper passa um pouco da linha de “usar referências” de um jogo, e as vezes você vê mais outro jogo do que o próprio Usurper.

Os Gráficos e Trilha Sonora

Como é de se esperar de um game do gênero, Usurper utiliza gráficos 2D para te levar para dentro do mundo de Citadel. Eu joguei o Early Access, e posso falar que o jogo se difere muito da versão final que testamos aqui na Savepoint, e a equipe está de parabéns quanto às melhorias gráficas que o game teve de lá pra cá.

 

C s2gxfXgAAf4A

 

A trilha sonora também é muito boa, trazendo aquelas clássicas músicas orquestradas ao melhor estilo catedral misturando órgão, piano e suspense. Entretanto, senti a falta de diálogos dublados para o game, que traria muito mais emoção, principalmente durante as batalhas contra Bosses e afins. O jogo não possui nem reações de dor ou quando o herói realiza algum movimento de ataque. Parece simples, mas isso tira um pouco o brilho que o jogo poderia ter.

Vale a pena?

Usurper é um jogo que com certeza irá agradar a qualquer amante do gênero Metroidvania, porém, é importante deixar claro que não é um jogo para todos. A dificuldade dele é relativamente elevada, e pode irritar bastante quem não está acostumado a perder horas de gameplay por causa de algum deslize bobo.

O jogo conta com alguns bugs, e comandos pouco responsivos em alguns momentos, além de menus pouco amigáveis, apesar de funcionais. Você simplesmente não pode “voltar” as abas no menu, simplesmente só consegue apertar o botão para avançar para a direita quando quiser ir do mapa para seus equipamentos.

 

 

Existem ainda alguns modos de jogo que foram adicionados para dar mais desafio ao game (e isso é necessário?), como o modo 1 HP, onde você sempre ficará com 1 HP, o modo Speedrun, onde o jogo adiciona um timer para marcar seu tempo de jogo, No Leveling Mode, que não deixa o jogador realizar upgrades, e por fim, o modo Permadeath. auto explicativo.

Usurper é um jogo bom, indicado para quem gosta de bons desafios e passar um pouco de raiva no domingo a noite. É interessante ressaltar que Usurper é a continuação de outro game, chamado Shrouded in Sanity, que vale também o gameplay, apesar de os dois jogos não se relacionarem em termos de história.

Gosta de Metroidvania? Gosta de Dark Souls? Gosta de passar raiva? Então Usurper é o seu jogo, Mas depois não diga que eu não avisei.

 

Narrativa= 6

Mecânica = 8

Audiovisual = 9

Geral: 7.5