fbpx

Em Zeus Quest Remastered, o grande deus e chefe do Olimpo retorna à Terra em uma nave construída por Hefestos para salvar o planeta com a ajuda de uma máquina do tempo. Para alcançar este feito ele deverá se aventurar pelas ilhas gregas, visitando diversos lugares e interagindo com hilárias criaturas, mitológicas ou não. Esse é o cenário que encontramos neste jogo simples baseado em point and click.

O jogo, lançado originalmente em 2008 para Windows Mobile, recebeu em 2016 uma versão remasterizada para as demais plataformas mobile e PC, e em março de 2018 para PS4, e por ser um remaster teve sua jogabilidade portada exatamente como era no mobile, simples e clean… Sem muitas opções de controle, o que pode ser uma faca de dois gumes já que boa parte dos jogos atuais aposta em telas e comandos complexos.

Jogabilidade

Como Zeus você deve encontrar as peças necessárias para construir sua máquina do tempo, e para isso deverá conversar com aldeões, seres mitológicos, animais e ajudá-los de acordo com a situação. E isso vai desde “trocar” pedras por um espelho até mesmo enganar uma criança para recuperar um escudo para você.

zeus quest remastered screen 05 ps4 us 19mar2018
Pega o escudo lá, cidadão…

Colocando desta forma, Zeus Quest tem uma premissa bacana, porém o jogo por diversas vezes é confuso, não lhe direcionando no que fazer, cabendo a você testar toda e qualquer alternativa possível – quem vai imaginar que você vai precisar de um cachecol para pegar um pombo, mas para isso deve falar com o mesmo NPC por mais de 3 vezes para ela desistir e entregar este item que deverá ser combinado com um graveto.

Existe a possibilidade de solicitar dicas do que fazer, porém isso custa pontos que só são recebidos ao concluir alguma atividade, o que com o tempo pode ficar mais e mais difícil.

A falta de legendas localizadas – algo já esperado por ser um jogo portado do mobile – é algo que dificulta ainda mais a aventura, cabendo ao jogador muitas vezes tendo que repetir o diálogo para ver se perdeu algo no meio do caminho.

Gráficos

O jogo não mudou praticamente nada da versão de 2008, tendo somente suas animações e gráficos melhorados para Full HD, diálogos adicionados em cut-scenes, animações nos NPC’s e adição de músicas (pouquíssimas diga-se de passagem).

Diferença gráfica entre versão Mobile e PS4

O desenho de todos os personagens – salvo Zeus, o principal – segue o mesmo padrão das artes da época, onde haviam poucos detalhes na anatomia. No caso de Zeus, este tem uma animação um pouco melhor, mas mesmo assim algo simples sem muita fluidez.

Veredito

Com todos esses pontos, Zeus Quest Remastered pode ser cotado como um jogo bacana para ser jogado no celular, que é sua plataforma original, ou se vier free na Plus… Não vale os R$ 27,90 que é cobrado na PSN atualmente. A dificuldade é relativamente elevada, a duração pequena (para platinar se leva em média uma hora e meia se o jogador souber a resolução de todos os puzzles) e por se tratar de um point and click, com o tempo o jogo se torna chato já que você deve ir e voltar diversas vezes ao mesmo ponto do mapa.

Jogabilidade – 5

Gráficos – 4,5

Diversão – 6

Nota Final – 5,2

A versão de PS4 foi a utilizada para a análise, gentilmente cedida pela CrazySoft.