fbpx

WipeOut Omega Collection foi lançado para PS4 em junho de 2017 e, como o próprio nome diz, trata-se de uma coletânea dos jogos WipeOut HD (Set/2008 – PS3), sua expansão Fury (Jul/2009 – PS3) e WipeOut 2048 (Fev/2012 – Playstation Vita). Porém não se atenha ao fato de que esta é somente uma junção dos jogos antigos, mas sim de um jogo REMASTERIZADO, com gráficos lindos – travados em 60 FPS – e que chamam muita atenção para todo o ótimo trabalho feito pelo estúdio.

Hora do “Vamo Ver”!

WipeOut Omega Collection trata-se de um jogo de corrida futurista, que em um primeiro momento te lembrará muito Mario Kart, Sonic All Star Racing, Rock and Roll Racing (nossa, desenterrei esse) e outros da mesma pegada.

O jogo nos brinda com belos cenários, alguns mesclando estilos coloniais com futurista e outros nos remetendo a cidades brilhantes e pulsantes. Claro, não estou comparando WipeOut com jogos de mundo aberto ou de corrida de carros com GT, Driveclub, Forza etc, essa não é a ideia. A proposta aqui é mostrar que, para um jogo que teve seus fundamentos em 2012, a riqueza de detalhes e cores salta aos olhos. Some isso a velocidade do jogo em si e entenderá o que está sendo colocado. Porém devemos frisar: nada que beire à perfeição.

2097

A trilha sonora segue a proposta dos jogos da série, nos trazem musicas de diversos sub-estilos eletrônicos que se misturam perfeitamente com a proposta do jogo. Some a isso a divisão de som, voz e efeitos no headset do VR, e a qualidade novamente se sobressai.

Os controles tem boa resposta, e o melhor… a possibilidade de personalizá-los, já que o controle acelerador padrão é o “X”, que para o um jogo de corrida pode acabar soando antiquado. E por se tratar de um jogo que o assunto é a velocidade, não temos freio… somente os auxiliares para curvas, sendo um botão para cada lado.

“Start your Engines”

Quando jogado em sua versão “tela plana”, WipeOut não mudará muito do que você viu nos jogos citados anteriormente, nem do que já jogou em outros títulos de corrida. Não me entenda mal, não deixa de ser um ótimo jogo, porém nada que mude muito nossa vida.

Modo

No modo de visão externa da nave, utilizando o modo VR, que foi lançado através de uma atualização em Mar/2018, o brilho e a adrenalina perdem um pouco o espaço, porém a beleza e as cores dos cenários continuam lá.

O jogo mostra seu potencial máximo quando jogado no modo cockpit (visão interna). A primeira vez que você se vê dentro da nave e nota efetivamente a cidade ao seu redor vai entender exatamente o que falei a respeito dos circuitos, cores e beleza. Todas os detalhes da pista e cenários saltam aos olhos, e por se tratar de um jogo que – em teoria – não deveria primar por tal ponto, isto traz um peso positivo a mais.

WIPEOUT™ OMEGA COLLECTION 20180618114820
Onde se separa os homens dos meninos.

Vocês podem até afirmar: “Ah, mas GT e Driveclub VR têm sensação de velocidade!” Sim, mas dos jogos que citei anteriormente, nenhum foi capaz de me passar realmente a pressão da velocidade, além da urgência/adrenalina de se desviar no ultimo segundo de um míssil que você sabe que pode te tirar o primeiro lugar. Quem passou por isso sabe o quão frustrante pode ser. Some isso ao fato de que dentro do cockpit a visão fica um pouco mais comprometida e aí você vai sacar o que estou realmente querendo dizer.

E por mais incrível que possa parecer, achei mais simples controlar a nave estando dentro do cockpit no VR do que em “tela plana”. Vai entender.

Modos de Jogo

WipeOut traz três modos de jogo: Campanha, Racebox (Modo VS) e Online.

No modo Campanha você terá acesso aos dois jogos da coletânea (2048 e HD) e à expansão Fury, cada um com seus diversos estágios. Os modos das corridas se baseiam em: Corrida; Combate; Time Trial e Zona (Lembra do mundo de TRON? Pois bem… quando você jogar irá entender), tendo cada um desses algumas modificações, como por exemplo Detonador, Eliminatória etc, ou seja, desafio não vai faltar!

TRON

Toda corrida tem de duas (WipeOut 2048) a 3 (HD e Fury) premiações disponíveis, de acordo com seu desempenho. E já te adianto, não será tão fácil abocanhar o prêmio máximo em todas as corridas. Mesmo no nível Novato você precisará de bons reflexos para pegar os atalhos e poderes no caminho sem “beijar o muro” todas as vezes.

Conforme você avança no jogo, vai ganhando pontos de Rank, que lhe permite abrir novas naves, e aqui vale a pena pontuar que cada nave tem suas specs de acordo com sua classe e modo de jogo. Tendo isso em mente, posso afirmar: cada escolha de nave tem peso de acordo com o modo que você está jogando, por isso escolha bem!

Nave Selec
Cada nave tem seus atributos próprios.

No modo Racebox não há a possibilidade de jogar vs alguém sem o VR no mesmo local que você, porém você pode jogar todos os modos disponíveis em mais de 20 circuitos disponíveis (já incluindo os reversos). O modo online dispensa apresentações. Em todas as vezes que joguei não senti dificuldade em achar uma sala ou tive lag durante as partidas…

 Veredito

WipeOut é um ótimo jogo de corrida para aqueles que amam velocidade e desejavam um jogo deste estilo no VR.  A sensação de velocidade é gigantesca, ainda mais conforme você avança no jogo, e pode até fazer com que algum jogador possa ter cinetose (o famoso Motion Sickness). Por lembrar Mario Kart torna-se um jogo extremamente divertido e desafiador, valendo cada esforço para passar a próxima corrida.

Diversão – 7

Imersão – 8

Mecânica – 7

Nota Final – 7,3