fbpx

Ranch Planet chegou em 15/jun à PSN Store, e segundo sua descrição trata-se do primeiro WRG VR – Jogo de Wrestling – é importante neste momento trazer a descrição do jogo: No distante espaço interestelar, uma galáxia chamada planeta Ranch. Aqui vivia um velho rei gentil e sua adorável filha, Princesa Rilla. No entanto, perdeu sua tranquilidade por um súbito infortúnio – O rei estava gravemente doente e o guarda do homem estanho maligno tentou usurpar a autoridade do rei ou ele destruiria todo o planeta. – A princesa Rilla fez um sinal para os Guardiões da Galáxia em busca de ajuda. Uma batalha de defesa estelar está prestes a começar. 1 Jogador.

A partir dessa descrição podemos entender que sim, o jogo trata-se de algo novo e envolvente, porém não é bem isso que acontece. Em partes porque não há ligação dessa descrição com o que é mostrado no gameplay, e também que apesar da descrição dizer que o jogo é de somente um jogador, em ¾ do jogo é necessária a presença de um segundo jogador, através da forma “normal”, via TV e Dualshock4. Com isso, caso você queira jogar sozinho, ficará somente com uma das fases do jogo.

Os controles são extremamente simples no Move, com um gatilho você dispara uma arma com uma rede, e com a outra puxa a corda; sim, como em um jogo de pescaria. Em outros estágios você pode usar a mão esquerda para se mover para outras plataforma, e é basicamente isto. Os controles são tão simples que são trazidos junto à descrição do jogo na loja.

RanchPlanet 20180706183226

Visual e Audio

O visual do jogo é simples e nos recorda de desenhos de canais de TV a cabo, especialmente para crianças. É estranho ver um jogo com traços e visual tão infantis. quando sabemos que este não é o publico para o dispositivo (idade mínima para uso do VR é de 12 anos). Talvez com uma criança jogando como player 2 o título fique mais legal, porém sabe-se também que as crianças não iriam querer “só isso”.

A imersão é bacana já que você acaba se concentrando no que tem que fazer e fica até buscando um meio de mirar melhor etc; não encontramos falhas nesse ponto.

Quanto ao áudio, ele é bem básico… tendo somente os sons dos animais e alertas de alterações das fases, mas nada de narrações ou tutoriais explicativos da história, somente o que você deve fazer em cada desafio, acaba completando o visual do jogo.

RanchPlanet 20180706120711

Modos de Jogo

De alguma forma, Ranch Planet parece inacabado… as 4 fases não tem ligação entre si. Em duas delas você deve escolher um outro personagem para jogar com o DS4 em uma arena. Smartwar e Confrontation são basicamente o mesmo modo, em que um jogador no VR tenta capturar o jogador que está no DS, e deve fazê-lo antes que o oponente colecione todos os animais e saia da arena. As mudanças ocorrem unicamente nos desafios que existem em cada modo.

Conforme falamos anteriormente, na Store o jogo se apresenta com 1 jogador, porém somente um modo tem essa funcionalidade, o Challenge. Nele jogamos em “ondas” contra um abutre, tendo que pegar o máximo de animais antes dele. A mira é desajeitada, e a cada onda o jogo lhe instrui qual tipo de animal você deve se concentrar. Caso você e o abutre peguem o mesmo animal terão que disputar por ele, sem o direito de desistir e partir para outro. Não é muito complexo, mas na segunda onda o jogo já se mostra maçante.

O modo Cooperation é feito exatamente da mesma forma, com botões que aparecem para o jogador do VR, e ele deve então falar os botões para o jogador que está no DS4, que pressionando corretamente os botões fornece munição para quem está no VR… E mesmo assim o sistema também não parece funcionar tão bem, já que o tutorial explica em partes o que fazer e só.

RanchPlanet 20180706135744
Apesar de todos os 3 modos misturarem um pouco a ação não importa qual você escolher, todos parecem a mesma coisa.

Avaliação Final

Ranch Planet parece um jogo inacabado e feito exclusivamente para o publico infantil – mesmo que o VR não seja recomendado. Após 10 minutos de jogo você se sentirá cansado do mesmo… ganhando troféus sem entender ou perdendo partidas entendendo menos ainda. O preço torna-se salgado (R$ 45,90), sabendo que você é obrigado a ter um segundo jogador para aproveitar mais da metade do título.

“Visualmente competente (se você considerar um título infantil), porém de jogabilidade sofrível”. Podemos resumir o jogo nessa única frase.

O jogo nos foi gentilmente cedido pela Gamepoch

Visual/Audio: 5.5

Gameplay: 4

Imersão: 3.5

História: 3

Nota Final: 4