Welcome stranger! Hoje vamos falar de drogas alucinógenas (Oba), e um manicômio vazio (quem dera) e trancado (contigo dentro). Deluded Mind é um game de terror em primeira pessoa que irá te fazer cagar nas calças em alguns momentos e em outros também.
O game segue a fórmula mágica do terror – lugar escuro, ideias confusas (com ajuda da química louca), história sombria e um capetão sempre à espreita do jogador. O cenário é batido para o tema, desde clássicos do cinema, séries (American Horror Story) e outros games do gênero, não trazendo aquele êxtase “Eita essa porra vai ser loka” mas, sim “Uhm… quem diria, um manicômio abandonado”. Tudo bem, cenário clichê, mas, que na sua proposta mantém um clima muito bom e consegue convencer, agora vamos para a história.
Você é um agente especial que está investigando um caso bem complexo e acorda dentro de um hospital psiquiátrico que se encontra fechado há 5 anos (Quem nunca) , sendo esse o cenário para a aventura de Deluded Mind, um lugar assustador, com quadros assustadores e de péssimo gosto para um hospital, paredes sujas e defeituosas, lugares escuros e decrépitos. Aquele lugar carismático para um piquenique em amigos. SQN!
O uso de sombras e efeitos de luz (falta dela) no cenário convence: fica muito bom e dá um cagaço de medo ao entrar em algumas áreas do jogo, aquela sensação de vou virar a esquina e o cramunhão vai pular no meu pescoço (e vai…), essa construção te convence pois em muitos momentos você fica tenso e acaba levando vários sustos.
Além do cenário te deixar em constante tensão, os puzzles e problemas para resolver criam uma atmosfera de tensão e semi-cagaço: você fica esperando o susto e ele não vem quando você espera, isso é legal, mas, quando você moscar, lá vem ele.
A história é legal e bem contada através de documentos e relatos que você encontrará no decorrer do game, seja pistas mais abstratas e até bilhetes com mensagens insanas bem detalhadas sobre as tretas do lugar. Muitas vezes esse material é essencial para prosseguir na história.
O game é curto, a história é bem amarrada no seu gameplay médio de 5 horas em média, sendo pequeno com relação a muitos games do gênero, mas foi essencial para fechar o arco da história de forma quase satisfatória. Se você for um jogador casual do gênero, esse game é uma boa para começar.
Gameplay
Nada complexa, nem inovadora o clássico (a,w,s,d), a jogabilidade é satisfatória e não frustra o jogador, sem bugs e travas em partes do cenário, um problema constante era o hitbox dos itens, em muitas vezes precisei posicionar bem em cima a visão do personagem para poder pegar uma mísera chave, dificuldade e tempo que podem frustrar o jogador.
Som
A trilha sonora é muito boa e polida, um dos pontos fortes do game e que é essencial para jogos desse gênero, foi o fator que ajudou a manter a imersão no título. Os ruídos e vozes são bem críveis e chegam a assustar ouvindo o eco delas na nossa cabeça.
Veredito
O Game da Pixton Studios UG nos dá uma viagem alucinógena entre o real e ilusório, uma viagem muito boa só que a trip é rápida, deixando um gosto de quero mais. Uma viagem “segura” e boa para iniciantes, recomendo para os novatos no gênero, e aguardamos o próximo título da produtora.
MECÂNICA – 8
NARRATIVA – 8
AUDIOVISUAL – 8
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4eW93eTwTP8&w=853&h=480]
versão de PC