fbpx

Paz. Um conceito efêmero e frequentemente temporário.

Mas a melhor descrição do que você sente jogando Tetris Effect é paz.

Tetris.Effect.10.29.Effect.Mode .Purify

Pra ambientar melhor a mentalidade, creio que o ideal seja começar dizendo que eu nunca fui muito fã de Tetris. Tinha aquele brick game 184 em 1 e jogava de vez em quando, mas nunca me apeguei horas a fio como milhões de pessoas ao redor do mundo. Aliás, Tetris detém (ou detinha, em 2011) o título de jogo mais portado do mundo: 65 plataformas. Então não é surpresa que o jogo te trate como se você já fosse um jogador veterano.

Para quem estiver lendo e nunca tiver jogado Tetris, eis as regras: peças descem na tela e sua missão é encaixa-las de maneira a formar uma linha. Cada vez que uma linha é completada, ela desaparece, abrindo espaço para as próximas jogadas. Se as peças se empilharem até o topo da tela, é game over. Não sei quais das mecânicas foram introduzidas agora e quais já faziam parte do jogo há algum tempo, mas você pode guardar uma peça e depois trocá-la por uma que estiver descendo e (esse parece ser do Tetris Effect mesmo) ativar um especial depois de eliminar um determinado número de linhas que pára a descida das peças, e elas só descem quando você mandar. Se você pressionar pra baixo, acelera a descida da peça, e se pressionar pra cima ela desce instantaneamente.

Tetris.Effect.10.29.Journey.Mode .Aurora.Peak .1

Mecanicamente, é só isso.

Mas Tetris Effect é ambicioso. O nome do jogo, Tetris Effect, se refere a um fenômeno observado onde as pessoas que jogam por longos períodos passam a imaginar as peças no dia-a-dia, e inclusive algumas conseguem mentalizar a tela como se estivessem jogando. O Efeito Tetris é tão poderoso que pessoas com amnésia severa, depois de jogarem e se esquecerem do fato, relataram verem peças se movendo nos seus sonhos.

Ok, já falei da origem, falei do nome, agora a parte que importa: e o jogo?

É Tetris. Vou começar a ascendente aqui dizendo que o primeiro grande acerto foi não tentarem reinventar a roda de um jogo tão consagrado nas vidas e mentes de milhões de pessoas. A fórmula do jogo funciona até hoje. Você pode pegar a versão original de Tetris que não vai ser essencialmente diferente do que vai experimentar em Tetris Effect.

Aí entra o audiovisual

O efeito Tetris é curioso porque ele não te traz alguma memória. Ele te faz criar um cenário na sua cabeça. Tanto o trabalho de imagem quanto os efeitos sonoros de Tetris Effect parecem ter sido feitos com isso em mente. Você é constantemente bombardeado por cenários e músicas que parecem querer colaborar com o efeito e permear sua mente. Eu, pessoalmente, passei por uma sensação de calma absurda depois das sessões de jogo pra esse review. O que mais me surpreende é que EM NENHUM MOMENTO eu me senti irritado pelos efeitos sonoros, ou por poluição visual na tela. Isso é importante de se mencionar porque os efeitos de Tetris Effect, tanto visuais quanto sonoros, são responsivos: reagem à sua atitude de virar uma peça, mudar de lugar, encaixar ou fechar uma linha. Ou seja, é o tempo inteiro. E em nenhum momento isso me pareceu um incômodo. Não faço ideia de como fizeram isso, mas é sensacional. Aliás, ainda sobre os efeitos responsivos: depois de determinado momento eles se destacam da simples reação dos seus atos e passam a compor a melodia e animação da fase. Mais uma vez, a sensação aqui é espetacular.

Tetris.Effect.10.29.Effect.Mode .All .Clear

Para amadores em Tetris como eu, a dificuldade Normal fica brutal depois de um tempo. Mas mesmo depois que você é esmagado por uma fase que subiu pra velocidade 9 sem nem dar um beijo de bom dia antes, a sensação geral continua sendo de calma. É muito difícil de explicar sem oferecer o controle pra pessoa jogar.

Resumo da ópera: Vale a pena comprar?

Tetris Effect tá saindo pelo preço não muito camarada de R$129,15. Posso dizer com segurança que vale o investimento. Se você gosta de ser desafiado e levar seu cérebro a lugares que ele pode não estar acostumado a ir, pode ir fundo.

 

Versão de Playstation 4