fbpx

Ao ser questionada sobre a falta de retrocompatibilidade Sony responde “A nossa comunidade quer experiências novas e vibrantes”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Em 2015 a Microsoft anunciou sua retrocompatibilidade, de início a retrocompatibilidade abrangia somente títulos da biblioteca do Xbox 360 e nem todos os jogos eram compatíveis (mas a lista de títulos compatíveis inicialmente era grande), hoje praticamente todos os jogos expressivos do Xbox 360 e até mesmo do Xbox original (lançado em 2001), estão presentes na retrocompatibilidade com melhorias bem expressivas em vários casos (alguns parecem até remaster tamanha o nível de melhorias).

Após um trabalho tão bem feito por parte da Microsoft, muitos pensaram que era questão de tempo até que a Sony fizesse algo parecido, o que infelizmente ainda não ocorreu, mesmo já tendo se passado 3 anos desde o anuncio da retrocompatibilidade do Xbox One. Na lisboa Game Week, Liliana Laporte, gerente geral da Sony na Península Ibérica, Mediterrâneo, Adriático e Balcãs foi questionada do porque o Playstation 4 não oferece retrocompatibilidade, ela disse:

“”Voltando também ao tema de fazer o melhor pela nossa comunidade, a nossa comunidade tem demonstrado que quer experiências novas e vibrantes. E tudo o que nós estamos a fazer é focar-nos no presente e no futuro. A nossa comunidade quer é jogar Spider-Man, God of War e está ansiosa para por as mãos em jogos como Days Gone. Por isso, nós olhamos para a frente para criar novas formas de jogar.””

Após a resposta, o entrevistador do site Eurogamer, perguntou se não valia a pena ter além dessas novas experiências, ter também suporte para jogos de gerações anteriores, aumentando assim o apelo do console, a resposta foi:

“Já lançamos jogos, como por exemplo o Shadow of the Colossus, que replicam essas experiências, mas são coisas muito concretas… muitos estudadas para irem de encontro ao que o nosso público quer. Agora também vamos ter um grande momento nostálgico com o lançamento da PlayStation Classic, dia 3 de Dezembro por 99 euros, e que traz essa oportunidade de captar todo esse saudosismo com 20 grandes jogos como Metal Gear Solid, Tekken, Resident Evil, Final Fantasy e GTA.”

“De qualquer maneira, isso vai ser uma edição muito limitada, muito específica para comemorar uma data muito importante, os 25 anos de PlayStation. Mas a nossa grande aposta é criar coisas novas e continuar a acompanhar a nossa comunidade nesse crescimento.”

Sem retrocompatibilidade a cada troca de geração você perderá toda sua biblioteca e ficará refém de remaster lançados posteriormente (assumindo que sejam lançados), fora que terá que pagar novamente pelo mesmo jogo e isso é bem chato.

Fonte: Eurogamer