fbpx
Já imaginou um Kingdom Hearts sem a Disney? E com todos os personagens de Final Fantasy que sua mente puder conceber, mas ridiculamente Super Deformed?

É essa a aposta que World of Final Fantasy faz: um KH com uma história bem menos confusa, e praticamente todos os personagens legais de FF. Só que todos em formato Super Deformed. A justificativa in-game é que os habitantes do reino têm esse formato. Os personagens de tamanho normal têm uma participação especial na história, mas eu, particularmente, não consegui entender qual exatamente é o público alvo do jogo.

Grande parte do atrativo recai também na pegada pra Pokémon do jogo: a maioria dos inimigos que você enfrenta pode ser capturada. A forma de usar esses monstros em batalha é no mínimo curiosa: você pode empilhar seu personagem e mais dois monstros. Os protagonistas podem alternar livremente entre a forma Super Deformed e humanos normais. Cada um desses tem uma categoria de tamanho, e fica num ponto fixo da pilha. Os stats e habilidades de cada personagem da pilha também se juntam, inclusive criando novas habilidades junto com as habilidades dos protagonistas.

Musicalmente, não há o que falar de World of Final Fantasy. Masashi Hamauzo consegue entregar uma ambientação envolvente, embora os gráficos do jogo estejam constantemente te lembrando que, bem, é um jogo. Mais uma vez, fica difícil definir qual foi o objetivo da Square Enix aqui. Introduzir os heróis clássicos na vida das novas gerações seria mais fácil se você não tivesse a clara intenção de criar um jogo inteiro só pra fazer Funkos deles. O carisma dos irmãos gêmeos protagonistas é, basicamente: irmã centrada e inteligente, e irmão completamente imbecil. REALMENTE IMBECIL. Cansa nos primeiros minutos de enredo.

 

Vale a compra?

Se você for viciado em FF em estado terminal, ainda não vale. Creio ser bem difícil alguém afeiçoado à série se apegar aos personagens icônicos em formato de Funkos. Se você for uma pessoa que nunca passou pela série, vá jogar o Remaster de FF XII. É uma ótima introdução pra série, e essa versão zodiac age tem coisa que só tinha na versão japonesa.

Tecnicamente o jogo é ok, o que é a única coisa me impedindo de dar uma nota menor que 5.