Sackboy: Uma Grande Aventura é uma boa mudança em relação aos primeiros jogos da franquia e pode agradar quem quer um jogo de ação/aventura descompromissado.
Para tentar te situar e gerar seu interesse nesse game, vou te explicar:
Nos primeiros jogos da franquia Little Big Planet, o jogo era basicamente um side-scroller com gráficos estilizados, onde jogávamos com o boneco de pano Sackboy.
Dessa vez, o jogo ganhou uma visão por cima, bemmmmmm parecida com a visão do jogo Super Mario 3D World.
Mas apesar do semi-plágio, essa visão e o novo estilo de gameplay funcionou muito bem para o jogo.
Temos um botão de pulo, um para esquiva e um para ataque, e o botão triangulo praticamente só funciona durante o pulo, para fazer a famosa “bundada” do encanador famoso da Nintendo.
Mas aqui em Sackboy: Uma Grande Aventura, você dá logo uma cabeça no chão. Você também pode flutuar um pouco ao segurar o botão de pulo, e agarrar alguns objetos e inimigos. Em algumas fases, você ganha ferramentas especiais que podem ser utilizadas com o botão R1.
O gameplay é bem simples e funcional, os inimigos podem ser derrotados com ataques, ou pulando em suas cabeças.
O Sackboy pode receber dois ataques até perder uma vida, e se perder todas as 5 vidas, tem que recomeçar do inicio da fase.
Dentro das fases, existem checkpoints espalhados para que você não volte desde o inicio à cada vida perdida.
O jogo é dividido em 5 mundos, com várias fases dentro de cada mundo e com vários objetivos diferentes em cada fase. Depois de terminar, aparece mais um mundo explorável.
O principal deles, é coletar as esferas do sonhos, que servem abrir o caminho para o chefe de cada mundo, e posteriormente servirá para progredir em mundo extra após o final do jogo.
O jogo também tem outros segredos: toda fase tem diversas skins para customizar o seu Sackboy, e bastante “dinheiro” em locais pouco comuns, dinheiro esse que pode ser usado na lojinha para comprar outras skins que não são coletáveis pelas fases.
Sempre é possível ver o seu progresso geral no jogo, ou no mundo ou fase especifico de maneira muito fácil e rápida, então você sempre sabe o que falta fazer em cada uma das fases.
O jogo todo pode ser jogado com até 4 pessoas ao mesmo tempo (não testei essa parte), e mas fases cooperativas, que só podem ser acessadas caso esteja jogando com 1 ou mais amigos.
Sobre a parte técnica, o jogo no PS5 é praticamente sem loading, coisa de no máximo em 3 ou 4 segundos e você já está de volta ao controle.
Nesse ponto, é muito legal por você acaba não perdendo tempo em telas de carregamento, quando está tentando pegar troféu de ouro em algum desafio.
Joguei a versão do PlayStation 5 e não houve nenhum tipo de queda de FPS ou travamento. O jogo tá rodando liso.
Nem vou entrar em detalhes sobre a história do jogo, mas vou dizer que a história é bem simples e excelente para o publico infantil.
O jogo é completamente dublado, o que ajuda bastante os filhos pequenos que ainda não sabem ler, pois eles conseguem entender a história devido a dublagem.
Um último detalhe, não joguem esses game imediatamente ao terem terminado o Astro Playroom.
O Astro é um Action 3D muito mais ágil e com controle livre de câmera. Enquanto o Sackboy: Uma Grande Aventura é mais cadenciado.
Eu fiz essa besteira e acabei odiando o Sackboy no inicio, mas depois que fui me acostumando com o gameplay mais “calmo” do Sackboy, vi que realmente é um bom jogo.
O jogo rendeu umas 15 horas de gameplay, sendo que nos primeiros dois mundos eu estava empolgado em coletar todos os colecionáveis e segredos, mas depois eu fui jogando normal para ver o final do jogo. Em algum momento eu volto a jogar para tentar fazer 100% nas fases e quem sabe uma Platina.
O jogo foi cedido pela Sony PlayStation Brasil para analise.