Final Fantasy XIV realmente renasceu, o jogo que teve um inicio desastroso deu a volta por cima e hoje é um dos MMOs, mais amados e influentes do mercado, também sendo um dos mais jogados. Recentemente o jogo passou por uma explosão de popularidade, o aumento no número de jogadores é tão grande que surpreendeu até mesmo os desenvolvedores do jogo.
Embora essa explosão de popularidade tenha um lado bom, também tem um lado ruim…os servidores do jogo tem sofrido bastante com a demanda e isso se reflete em um congestionamento ao tentar se logar no jogo, jogadores tem relatado filas de espera em horários de pico (servidores das Americas) que variam entre 10 a 20 minutos, já em servidores da Europa o tempo de espera pode chegar a 40 minutos em horários de pico.
A equipe do jogo está ciente e trabalha em soluções variadas, confira o pronunciamento oficial do diretor do jogo:
“O desenvolvimento do nosso pacote de expansão mais recente Endwalker continua enquanto nos concentramos na implementação de conteúdo e na transição para a fase de verificação e aperfeiçoamento. As expectativas para a atualização 6.0 são altas e resultaram em um aumento do interesse no FINAL FANTASY XIV – especialmente na América do Norte e na Europa, onde atualmente estamos enfrentando um grande número de novos jogadores.
Hoje, gostaria de entrar em detalhes sobre o congestionamento do servidor resultante desse influxo e as medidas que estamos tomando para resolvê-lo. A mensagem é longa, por favor, tenha paciência comigo.”
Desloguem se não forem jogar ao invés de deixar seu personagem logado no mundo do jogo:
“Quando um servidor mundial atinge sua capacidade máxima, quaisquer jogadores adicionais que tentarem fazer o login serão colocados em uma fila e devem esperar até que um jogador que já está no servidor faça o logout antes de ser admitido. Como a criação de personagens requer que um jogador esteja logado para gravar os dados recém-criados no banco de dados, novos personagens não podem ser criados enquanto o servidor estiver cheio.
Embora nos arrependamos de ter que fazer isso, pedimos humildemente duas coisas aos nossos jogadores para garantir que os novos jogadores tenham a oportunidade de criar personagens: primeiro, pedimos aos que não estão ativamente envolvidos no jogo que se desconectem de seus personagens em vez de permanecerem logados enquanto está ocioso…Em segundo lugar, solicitamos que você evite criar novos personagens durante os horários de pico de congestionamento .”
Usuários pagantes tem prioridade na fila de espera, ou seja, somente após todos (que estão tentando logar) conseguirem entrar no jogo é que será liberada a entrada de usuários da versão gratuita:
Observe também que, para priorizar nossos clientes pagantes, a fila de login não está disponível para jogadores que usam a versão de teste gratuita (independentemente de ocorrer devido a um aumento de logins ou um mundo atingindo sua capacidade). O login só será possível para esses jogadores depois que a fila de login do World for limpa. Mais uma vez, pedimos desculpas pelo transtorno, mas solicitamos sua compreensão neste ponto.
Sistema de desconexão automático:
Como medida de emergência para combater o congestionamento, também estamos planejando a implementação antecipada do recurso de logout automático originalmente programado para o lançamento da expansão. Com o lançamento do Patch 5.58 , se nenhuma entrada for detectada de um personagem por um longo período de tempo, o personagem será automaticamente desconectado do jogo. Este recurso será expandido para lidar com o aumento de logins esperado para o lançamento do Endwalker
Aumento de servidores e data centers para comportar o número crescendo de novos jogadores:
Pretendíamos avaliar o número de usuários e o conteúdo planejado após o lançamento do 6.0 e, em seguida, trabalhar para ter novos servidores ou data centers preparados para o 7.0.
A situação atual, no entanto, nos obrigou a reavaliar esse cronograma e determinar se é possível agilizar o processo. Existem, no entanto, dois obstáculos em nosso caminho.
Problema 1: Servidores insuficientes devido à escassez de semicondutores
A pandemia COVID-19 viu uma queda extrema na produção de semicondutores em fábricas em todo o mundo. Isso, juntamente com um aumento na demanda por eletrônicos devido a mais pessoas trabalhando em casa, resultou em uma escassez internacional de semicondutores que, por sua vez, resultou em um atraso prolongado na entrega dos servidores que encomendamos para nossos data centers.Até consideramos investir mais do que valor de mercado para acelerar a entrega, mas sem sucesso. Não estamos desistindo, no entanto, e estamos em conversas contínuas com fornecedores de todo o mundo para encontrar uma solução oportuna para este problema.
Para ler na íntegra (em inglês) acesse: finalfantasyxiv.com