fbpx

Quero trabalhar com games. E agora?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Hm. Talvez meros dois anos atrás eu te diria que só virando youtuber, streamer ou e-atleta

Mas hoje a realidade é um bocado diferente ainda desses meros dois anos atrás. Pense que pra esses indivíduos: streamers, youtubers, e-atletas, existe toda uma comitiva de profissionais necessários pra fornecer suporte.

E é aqui que a coisa começa a ficar interessante.

Entenda que trabalhar com games, a princípio, precisa que você saiba bastante sobre pelo menos o jogo que você está cobrindo.

Mas esse é o básico. Quem sabe mais, quem sabe a história, quem tava aqui quando tudo isso ainda era mato e tem calo de controle velho que nunca saiu da mão é muito mais bem visto pela indústria.

Porque é mais confiável. Porque consegue traçar paralelos com referências que são evidentes pra quem conhece a fonte de inspiração pra determinado conteúdo

A indústria dos games – até muito por causa dos gamers em si – é possivelmente uma das indústrias com uma das demandas de conhecimento pregresso da história do meio mais exigentes que existe. Você precisa conhecer console mas não só console. PC mas não só PC. conhecer o básico de 8, 16, 32/64 e 128 bits e ainda em cima disso tudo saber as referências dos jogos pelo menos mainstreams de cada uma dessas plataformas e saltos de geração.

Ter o conhecimento que hoje se reserva somente aos dinossauros burros velhos consumidores pode ser tremendamente lucrativo.

Assim, ainda não dentro do Brasil. As exigências profissionais no Brasil são bem altas e a compensação financeira não reflete a realidade internacional.

Mas a partir do momento que você tem um idioma que não seja o Português, o próprio Português pode ser uma qualificação chave pra aplicar num trabalho, visto que um sem número de empresas querem ter inserção no mercado de games brasileiro que só cresce nas últimas décadas. O brasileiro é fissurado em games e o mercado se deu conta disso.

Observe que em nenhum momento eu citei desenvolvimento de games. Sim, o mercado continua expandindo e explodindo com gente entrando de tudo que é lado, mas desenvolver o jogo não é a única forma de trabalhar com jogo.

Falar com a comunidade é trabalhar com jogo.

Prestar suporte pra comunidade é trabalhar com jogo.

Fazer pesquisa de mercado é trabalhar com jogo.

Muito possivelmente existe um ramo que você está exercendo ou já exerceu, e que pode ser executado dentro da indústria de games.

O diferencial é que o seu conhecimento de games pode ser a chave pra você entrar na indústria.

Por enquanto essa é uma reflexão sobre o assunto. Em breve falo mais.