fbpx

Mr Shifty

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Mr. Shifty está tentando se infiltrar na estrutura mais bem guardada do mundo. Com seu poder de teletransporte, ele pode enganar e surpreender adversários, se esgueirar pela segurança e superar quaisquer barreiras ou obstáculos físicos. Se você é fã de X-men, este jogo vai lhe dar os poderes do Nightcrawler, o Noturno.

O estúdio tinyBuild Games usou tudo que aprendeu com seus jogos de ação para criar uma experiência diferente daquela de um simples hack’n’slash ou de um jogo de espionagem. Misturando elementos destes gêneros tão diferentes, o resultado é um jogo único e cheio de personalidade.

shifty 02
A história se desenvolve através de diálogos com sua aliada Nyx e com o vilão Mr. Stone.

Narrativa: 8

O objetivo de Mr. Shifty é se infiltrar num prédio de segurança máxima para sabotar o desenvolvimento de uma arma de destruição em massa. É uma trama básica mas que serve bem para os propósitos do jogo.

Na maior parte do tempo estamos mergulhados em ação, mas há curtos momentos de exposição e interjeição por parte dos dois personagens que interagem com o protagonista: A hacker Nyx e o vilão, Mr. Stone. Os diálogos são curtos, para não atrapalhar o ritmo do jogo, mas conseguem transmitir bem qualquer informação ou ambientação… E por vezes há um sutil e bem acertado toque de humor.

shifty 01
Por vezes a situação parece crítica, mas Mr Shifty só precisa se afastar e considerar seus próximos movimentos.

Mecânica: 10

Apesar de ser possível se equipar com alguns objetos e também interagir com outros itens no cenário, o protagonista conta com duas ações principais: atacar e teletransportar.

O ataque é contextual: Com mãos vazias, Mr. Shifty desfere um combo de ataques. Dependendo do item que tomar do cenário, ele pode arremessar ou bater com o objeto. Enquanto inimigos precisam de 2 ou 3 socos para serem derrubados, itens nocauteiam oponentes num único golpe (e as vezes este único golpe pode derrotar múltiplos oponentes!), mas se quebram ou se perdem facilmente.

A mecânica principal é o poder de teletransporte. Sempre há um marcador na tela indicando onde Shifty irá aparecer se você pressionar o botão de teleporte. Há um limite de 5 teleportes consecutivos, que se recarregam gradativamente. Com esse poder, você pode se deslocar rapidamente, atravessar paredes, desviar de balas e despistar inimigos. O jogo abraça esta mecânica, de forma que todo o seu design se foque nas inúmeras utilidades deste poder.

Qualquer inimigo derrota o protagonista com um único soco ou tiro, e o jogo não tem remorso em lançar hordas de inimigos de uma só vez. Como um verdadeiro híbrido entre estratégia e ação, as mecânicas se combinam para transformar as lutas numa complexa dança de fugas, ataques, esquivas e contra-ataques. Inimigos precisam usar portas para se deslocar, e se guiam pelo som quando não podem ver – e com isso você pode agrupá-los para atacar, ou atraí-los para se recuperar. Balas perdidas frequentemente abatem inimigos por você, então alinhe bem os tiros para saltar no último instante!

É curioso como há dois estilos bem diferentes de jogo. Por um lado, você pode se distanciar da ação, analisar o ambiente e calcular a melhor rota de ação. Mas por outro lado, você pode improvisar, abater todos os inimigos que derem o azar de cruzar seu caminho, esquivar quando necessário apenas para flanquear seus inimigos e pegá-los por trás… E ao mesmo tempo cria um terceiro estilo, onde você combina um pouco de planejamento e um pouco de improviso, que foi o que eu adotei conforme avancei pelo jogo.

Sim, Mr. Shifty te dá poderes bem legais e, se você souber usá-los, se sentirá um verdadeiro X-men.

shifty 04
Parece justo!

Audiovisual: 9

Mr. Shifty é um jogo com grande densidade de informação: A todo instante há inúmeros inimigos, objetos no cenário e armadilhas para se levar em consideração. Sendo assim, a equipe de desenvolvimento tomou a acertada decisão de manter um design minimalista onde era possível.

Não há muitos detalhes no visual do jogo e as únicas informações na tela são a quantidade de teletransportes disponível e a barra de adrenalina do herói para habilitar seu poder de congelar o tempo. Ainda assim, o estilo artístico comunica bem o estilo do jogo. Há inúmeros pequenos efeitos que dão vida a ação intensa do jogo sem distrair desnecessariamente.

As músicas lembram aquelas de filmes de ação e de espionagem, dando um certo clima de 007 ao jogo. A trilha sonora, apesar de não ter nenhum tema memorável, consegue complementar bem o tema do jogo e enriquecer a experiência para o jogador.

Todas as decisões de design foram tomadas para destacar o poder de Mr. Shifty e, quando controlado corretamente, dar a sensação de grande poder e habilidade ao jogador.

Considerações Finais

Mr. Shifty é um raro caso de cruzamento bem sucedido entre dois gêneros distintos. Por um lado há imensa profundidade estratégica, e por outro lado há jogabilidade rápida, precisa e prazerosa. O jogo deve conseguir agradar a fãs de quaisquer um dos lados, e é robusto o suficiente para agradar tanto jogadores mais casuais quanto aqueles que buscam desafio.

Se focando apenas na mecânica central e construindo cenários e desafios interessantes, o estúdio tinyBuild Games conseguiu produzir uma obra única, que não se encaixa bem em nenhum gênero predefinido – mas que certamente se encaixa no gosto de muitos jogadores!

NOTA

Narrativa = 8
Mecânica = 10
Audiovisual = 9

GERAL : 9

Explosões e ação pra todo lado!
Se é o que você curte, pode jogar com ação desenfreada e se encher de adrenalina!

Versão de PC