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Lock’s Quest

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É incomum vermos ports remasterizados de jogos de Nintendo DS. Lock’s Quest foi lançado em 2008 e agora, quase 10 anos depois, recebe remasterizações para consoles de última geração. O jogo é considerado uma das jóias esquecidas do velho portátil, e com este port a THQ Nordic dá a chance a um grande público para conhecer o jogo.

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Narrativa: 7

Lock’s Quest conta a história do jovem Lock, que vive feliz e tranquilo com sua irmã numa vila costeira… Até o lugar se tornar o cenário de um ataque de uma raça de robôs que tenta extinguir a vida humana e roubar suas fontes de energia.

Os grandes focos narrativos são a jornada de Lock para reencontrar sua irmã, e ajudar o reino a se defender na guerra contra a cruel raça robótica Clockwork. A história é bastante simples e direta e não há nenhuma grande reviravolta, de forma que a trama apenas ajuda a dar motivação ao protagonista. Ainda assim, os personagens são carismáticos e você vai sentir a mesma vontade que Lock de acabar com a invasão robótica e reencontrar sua irmãzinha.

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Mecânica: 9

É impressionante pensar que há quase 10 anos o Lock’s Quest original misturou os gêneros de Tower Defense e Estratégia em Tempo Real de forma tão simbiótica e bem sucedida, e ainda assim raramente vemos mais jogos que usem desta fórmula. Cada nível consiste de uma contínua troca entre dois modos de jogo, Construção e Defesa, a cada poucos minutos.

Nos momentos de Construção, o jogador tem alguns minutos (cronometrados) para usar seus recursos e construir muralhas, torres de defesa e armadilhas pelo cenário.
Nos momentos de Defesa, o jogador deve impedir que forças invasoras cheguem a um ponto do mapa. Para isso, ele pode atacar os inimigos em combate direto ou ainda contar com a cobertura das construções preparadas anteriormente, na fase de Construção.
A horda de robôs ataca por alguns minutos e depois pára, mudando o jogo para uma nova fase de Construção e permitindo que o jogador prepare e fortifique mais defesas para a próxima rodada.

A dinâmica funciona surpreendentemente bem, dando uma grande sensação de estratégia tática sem perder a chance de render momentos de combate emocionante. Lock’s Quest consegue fazer brilhar o que os dois gêneros tem de melhor, e ainda usa das forças de um para cobrir as fraquezas do outro. Num Tower Defense puro você apenas assiste a invasão e torce para que seus preparativos tenham sido suficientes… Mas aqui você está inserido na ação, e tem o poder de influenciar a rota dos inimigos, enfraquecê-los, derrotá-los no mano-a-mano ou ainda reparar torres que estejam ameaçadas.

O jogo oferece inúmeras opções de ação e de estratégias, o que lhe dá uma imensa profundidade e um bom fator replay.

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Audiovisual: 7

Lock’s Quest faz um bom trabalho convertendo os sprites de baixa resolução do DS em algo que fique bom em telas grandes e de alta resolução. As músicas, apesar de não serem memoráveis, conseguem dar a ambientação certa e reforçam as emoções que o jogo tenta passar.

O trabalho é competente, mas não se pode deixar de sentir falta de mais variedade. Por ser uma remasterização, ainda vemos resquícios das limitações técnicas que o DS tinha.

Considerações Finais

Lock’s Quest é um exemplo de como cruzar corretamente dois gêneros distintos. As forças de cada um ajudam a cobrir as fraquezas do outro, e o resultado é uma experiência de jogo profunda e tática, mas ao mesmo tempo intensa e emocionante.

Apesar de herdar algumas limitações do original de DS, o jogo nos dá a chance de conhecer o charme de suas mecânicas e assim expandir o seu público. Agora, só podemos torcer para que o remake faça sucesso e incentive a THQ Nordic a nos agraciar com um verdadeiro sucessor!

NOTA

Narrativa = 7
Mecânica = 9
Audiovisual = 7

GERAL : 7,7

Versão de Playstation 4