fbpx

Spintires: MudRunner

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Em primeiro lugar: Spintires: MudRunner é um SIMULADOR!!! Sim, um simulador!!! Tendo isso em mente fique sabendo que você não vai pegar uma Carreta Furacão e sair pelo mundo entregando suas mercadorias correndo em belas estradas devidamente pavimentadas (como em Clube Irmão Caminhoneiro Shell).

Não, você não vai!!! Você vai sofrer!!! Vai comer lama!!! Vai ver seu caminhão tombar e não vai ter nenhum telefone disponível pra chamar a seguradora!!!

Pronto, agora que passei a informação principal vamos para o review.

Corre que é cilada, Bino!!!

Você já deve ter assistido Estradas Mortais no History Channel e pensado com seus botões “Minha nossa, Mary Jane!!! Que loucura !!! Queria fazer isso um dia na minha vida!!!” Pois sim, cavalheiro. Seu desejo foi atendido!!! Agora você pode fazer isso no conforto do seu lar e sem correr o risco de cair em um abismo!!!

Spintires: MudRunner busca oferecer a mesma experiência aos jogadores. É um simulador altamente competente e a equipe se mostrou altamente preocupada com os efeitos de física. Para que vocês tenham uma idéia do quão realista é, vou citar dois exemplos que vieram imediatamente na minha cabeça enquanto jogava.

1. A sensação ao pilotar caminhões de pequeno porte neste game foi a mesma de pilotar a Kombi do meu pai: Preciso sempre alinhar o volante para que o veiculo fique em linha reta. Isso sem contar o gingado malemolente que a carreta mostra ao passar por curvas mais acentuadas ou por estradas mais esburacadas.

2. Você já deve ter ido à algum evento em um sítio/chácara no fim do mundo. Aquele lugar beeeeeeeem afastado e sem asfalto. E se for tão azarado quanto eu deve ter chovido no dia e pra piorar uma subida íngreme surge do nada e seu carro não tem tração 4×4. Sim, senhores!!! Tudo isso está presente em Spintires: MudRunner.

https://www.youtube.com/watch?v=-3tBbrc3kuE
Cadê o flanelinha pra me ajudar aqui???

Você vai ver o terreno cheio de lama ficar marcado após cada tentativa de manobra frustrada que você fizer e vai perceber que isso aumenta as chances de seu caminhão atolar. Vai ver que dirigir feito louco na estrada pode fazer o engate soltar e ver sua mercadoria ficar perdida na pista.

Os controles para cada ação são precisos, fazendo com que a jogabilidade além de realista seja gostosa.A única coisa que não foi trabalhada adequadamente é a câmera externa. Ela não ajuda muito e em alguns momentos ela é extremamente necessária (principalmente em áreas em que temos pouco espaço para manobrar).

Os gráficos estão bonitos apesar de não oferecerem nada de outro mundo. É claro que no PC tudo é mais belo e vistoso, mas nos consoles (joguei em um PS4) achei que ficou um pouco a desejar, principalmente quando usamos a câmera do motorista ou quando tentamos verificar em quais pontos o lamaçal esta mais denso.

A parte sonora foi bem feita, retratando de maneira fiel todos os barulhos possíveis que um caminhão pode fazer, aumentando assim a imersão com todo o ambiente.

A interface com alguns comandos poderia ser mais intuitiva (como o ato de usar o guincho e retira-lo na sequencia), mas tudo o que você precisa saber está lá, como a quantidade de combustível disponível e saber se o freio de mão esta puxado (sério… Você vai pensar em alguns momentos que esta atolado quando na verdade só esqueceu esse pequeno detalhe).

O multiplayer consegue ser bacaninha, permitindo reunir mais três camaradas na jogatina sejam eles amigos ou randoms selecionados nos lobbys. Sinceramente, eu só vejo sentido no multiplayer se for pra pedir socorro quando você estiver em apuros (e sem desejo de resetar a fase).

Mas e aí??? Vale a compra???

Caso opte pela compra você terá horas de jogatina garantida: São 19 veículos disponíveis, mapas que oferecem todo o tipo de desafio, modo multiplayer cooperativo e a possibilidade de criar MODS caso você opte pela versão do PC. Tem muita coisa a ser feita.

Mas como eu disse no inicio do review, este game não é pra todo mundo. Se você já esta habituado com o gênero, Spintires: MudRunner deve obrigatoriamente constar em sua biblioteca. Se esse não é o seu caso eu recomendo que assista mais alguns gameplays.

Particularmente, eu não curti. O ritmo cadenciado e o fato de eu não gostar de dirigir contribuíram com isso. Em contrapartida, minha esposa (que não joga games) achou interessante e se arriscou nas estradas lamacentas.

Por ser algo tão diferente do que estamos acostumados a jogar, Spintires: MudRunner pode te deixar frustrado e/ou louco da vida, mas ainda assim recomendo que você experimente e tire sua própria conclusão.

GRAFICOS: 7,5
SOM: 8,5
JOGABILIDADE: 9

Versão de PC