fbpx
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Em 2006 foi o ano de lançamento deste grande jogo, fenomenal, “Okami“. Com uma direção de arte de cair o queixo, que buscava representar os traços de antigas pinturas japonesas, o game carregava fortemente muitas características da cultura oriental e seus mitos. Já lançado no PS2, Wii, Xbox 360 e PS3, agora chegou a vez da atual geração ter a sua versão HD para PS4, Xbox One e PC.

1 Kt4etMlOBE7L rGT8lzbnA
História
Quando o demônio Orochi de oito cabeças realizou um forte ataque ao mundo, um herói surgiu. Nagi era um samurai e acompanhado de um lobo chamado Shiranui, a dupla foi capaz de derrotar este inimigo mortal. Porém, 100 anos depois, algo perturbou a ordem e a paz fazendo com que Orochi retornasse. A nova encarnação, sendo desta vez a loba Amaterasu e, o herdeiro de Nagi, Susano. Mas todos já devem saber dessa excelente historia desse incrível game. O jogo conta com uma longa jornada, as vezes pode exigir um pouco de paciência do player, mas nada que te faz deixar o game de lado.
O humor também faz parte do charme de Okami, e isso é visível na grande personalidade das personagens que vão encontrar ao longo do caminho. Não só é design inspirado e variado, como todos beneficiam de animações fluídas e engraçadas.

A jogabilidade
Okami envolve exploração, combate, e puzzles, tendo o pincel celestial no centro da experiência. E ela ainda continua simples como sempre, e de fácil jogabilidade. O pincel celestial, que ainda e usado cabendo ao jogador desenhar as formas corretas para utilizar cada poder. As formas desenhadas são bem simples como traços retos ou círculos e, dependendo do local utilizado, podem ativar diferentes poderes, e de fácil movimento. O pincel também e usado dentre as batalhas, auxiliando para derrotar os inimigos. Mesmo quem nunca jogou pega fácil o jeito do jogo. O sistema de combate em Okami é bastante simples, mas permite o uso de diferentes armas e poderes para não se tornar algo monótono. Os inimigos são Youkais, criaturas do folclore japonês, sendo que cada tipo possui um método único e eficiente para ser derrotado. Descobrir quais são esses métodos é parte do que torna o jogo interessante. No entanto, uma vez descoberto, o combate torna-se algo praticamente desnecessário, à exceção de chefes. Mais especificamente em relação ao combate, podem parar o tempo para executarem ações com o pincel. Isto permite desenhar bombas, ativar ataques cortantes, e usar sementes para atordoar os inimigos. Isto além dos ataques mais tradicionais de Amaterasu com as suas armas, usadas para disparar balas de tintas e golpear os oponentes.

vs

vs2

Mesmo 11 anos depois de seu lançamento, o game ainda é algo lindo de ser visto em sua novas versões HD. A sua trilha sonora ainda continua sensacional, consegue passar muito bem as músicas do folclore oriental, principalmente pelo seu ritmo e composição. Cada momento da trilha foi muito bem escolhido para que não ficasse algo enjoativo e tivesse total harmonia com aquilo que está passando na tela. Lançado originalmente em 2006, na PS2 e depois na Wii, Okami conheceu mais adiante um formato em alta definição para a PS3, X360 e para o Windows. Chega agora à PS4 e Xbox One( em 4k para as versões premium dos consoles). O Jogo ainda te faz parar para admirar as excelentes “pinturas”, como é colorido e com cores vivas, sempre te pega parado observando o cenário.

okami

Não podemos esquecer que é um jogo de 2 gerações atrás, transportado para a geração atual. Graficamente, existem algumas limitações, mas também existem outros problemas. O jogo original fazia que os saves tivessem de ser manuais, e isso continua nesta versão. É uma escolha do design original que optaram por manter, mas é algo que já poderia ser um auto-save. A câmara também não é a melhor, e pode tornar-se problemática durante algumas seções, sobretudo a atravessar as plataformas mais altas. São problemas, sobretudo ligados à idade do jogo, mas que não são suficientes para estragar a experiência mágica que existe aqui. Outro ponto positivo, para aqueles que jogaram o jogo inúmeras vez, agora ele tem a opção de SKIP das cutscenes.

Okami

Resumindo, é um game que se deve ser jogado por todos aqueles que gostam de um bom jogo, continua um jogo lindo e gostoso de passar o tempo. Existe alguns problemas, devido ao tempo, mas nada que vá atrapalhar sua ótima experiência. Recomendado para quem já jogou e quem mesmo nunca chegou perto dessa obra.

Narrativa: 7
Áudio Visual: 9
Gameplay: 8

Versão de Xbox One