fbpx

Azkend 2: The World Beneath

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Candy Crush Saga deu início a uma moda de puzzles genéricos envolvendo combinar 3 peças iguais num mar de outras espalhadas num tabuleiro. Alguns jogos nasceram como clones rápidos para surfar na onda do hype e ganhar um dinheiro fácil, mas alguns fazem um genuíno esforço de inovar e evoluir um gênero em desenvolvimento. Azkend 2 é uma destas raras joias, um produto que provavelmente será lembrado como uma importante influência nos rumos neste subgênero de puzzles.

A2 1
Você poderia passar um tempo apreciando as artes, mas o relógio é impiedoso!

Narrativa: 8

Apesar de ser um jogo sobre procurar ícones iguais num mar de outras imagens, Azkend 2: The World Beneath tem uma história. Az2 acompanha a aventura de uma náufraga que é sugada por um redemoinho e acaba indo parar nas ruínas subterrâneas de uma civilização perdida e há tempos extinta.

Cada novo puzzle tem o objetivo de obter uma nova peça de um objeto que, quando completo, pode ajudar a aventureira a progredir na história ou oferecer um novo poder para auxiliar em puzzles futuros. Os minigames de procurar fragmentos de um enorme cenário são usados como transição de um estágio para outro, e suas belas artes ajudam a reforçar a experiência de explorar um mundo perdido e as ruínas de uma civilização perdida.

A2 2
Linhas mais longas aumentam os efeitos dos power-ups

Mecânica: 9,5

Azkend 2 é um jogo que testa seu poder de observação, concentração e memória – três dos meus pontos mais fracos. Quando vi do que se tratava, a princípio torci o nariz… Mas as inúmeras horas que já investi no jogo sem nem perceber falam alto quanto a qualidade e ao polimento do jogo e suas mecânicas.

Antes de falar o que o jogo faz de diferente, vamos falar da mecânica básica. Cada puzzle é um tabuleiro com inúmeras peças. Você deve procurar grupos de peças iguais e “desenhar” uma linha que passe por pelo menos 3 delas, fazendo com que essas desapareçam e as vizinhas caiam e se reorganizem. No modo portátil do Switch, isso pode ser feito inclusive usando-se a touchscreen – o que deve se tornar o modo favorito de todos, principalmente pela maior agilidade e precisão!
Alguns puzzles têm objetivos especiais como fazer peças desaparecem quando posicionadas em locais específicos do tabuleiro ou destruir obstáculos. Completar esse objetivo inicial revela uma nova peça do objeto que a personagem procura, e cabe a você destruir peças para fazer com que este item especial toque o fundo do tabuleiro. Tudo isso deve ser concluído dentro de um limite de tempo.

Dito isto, podemos falar sobre o que faz Azkend 2: The World Below uma experiência tão diferente, tão melhor do que a de outros puzzles similares. Talvez o principal fator seja a forma como o jogo motiva e prende a atenção do jogador. Enquanto vários puzzles são ‘estáticos’ e te forçam a descobrir a solução idealizada pelos desenvolvedores, Az2 oferece uma experiência mais característica de um videogame: O poder de tomar decisões sobre como você quer jogar, customizar sua experiência para ajustar a jogabilidade e a dificuldade ao seu estilo e ao seu gosto. Isto acontece porque completar níveis gradativamente concede novos power-ups, e você deve escolher dois deles (um ativo e um passivo) para levar num puzzle… Este item é representado como um tipo adicional de peça no puzzle, e seus poderes são ativados ao combinar 3 ou mais peças iguais. Ao invés de sobrecarregar o jogador com novas mecânica até o ponto que ele nem sabe mais tudo o que se passa, Azkend 2 é mais simples, mas ao mesmo tempo mais conciso e mais variado.
Em vários momentos você vai se ver engajado, procurando o power-up que precisa e desenvolvendo estratégias para fazer com que as peças se aproximem o suficiente para serem usadas. Você tem uma estratégia, se preparou para executá-la e então trabalha para fazê-la funcionar… Em geral, é uma experiência bem mais dinâmica e envolvente do que apenas procurar 3 peças iguais juntas porque você tem prioridades e precisa fazer escolhas reais, motivadas por prioridades que você estabelece.

O jogo ainda apresenta algumas passagens de minigames no qual uma (belíssima) imagem é apresentada e você tem um tempo bastante limitado para encontrar uma sequência de pontos específicos nela baseado em uma pista (um pequeno fragmento da imagem). A ideia é boa e ajuda a aumentar a variedade, mas o nível de desafio não cresce linearmente… Algum tipo de auxílio extra poderia diminuir a frustração – possivelmente um sinal sonoro/vibração para notificar se você está mais perto ou mais longe do ponto procurado.

A2 3
Quando seu objetivo aparece, a tensão aumenta ainda mais: É preciso fazer a peça chegar ao fundo do tabuleiro o quanto antes!

Audiovisual: 8,5

Para um jogo sobre procurar ícones simples espalhados num tabuleiro, Azkend 2 faz um trabalho fenomenal para se destacar em termos de apresentação. Apesar da quantidade de artes as vezes parecer insuficiente as imagens apresentadas são estonteantes, com uma grande riqueza em detalhes e cores. Todos os elementos visuais do jogo explicitam o tamanho do polimento e do carinho dos desenvolvedores por cada aspecto da obra.

O trabalho com sons também é bastante caprichado e digno de nota. Cada power-up tem seu som característico, que reforça a satisfação em conseguir ativar seus efeitos com sucesso. Mas o maior destaque vai para as passagens narrativas, que são todas contadas pela própria aventureira, com voz e legendas. Mesmo com imagens estáticas, a qualidade da arte, do trabalho de dublagem e da trilha sonora consegue criar o perfeito clima de mistério, descoberta e aventura.

A2 5
Há inúmeros power-ups disponíveis, e uma quantidade explosivamente maior de combinações!

Considerações finais

Azkend 2: The World Beneath é um caso raro no mundo dos games. O jogo toma uma proposta batida, adiciona ideias próprias e ainda apresenta tudo com grande cuidado e polimento em todos os aspectos – da apresentação ao design de suas mecânicas. É um jogo simples mas promissor, mas que certamente deve fazer todos que o jogam esperar por uma sequência ainda maior em tamanho e igual em qualidade e capricho.

Nota

Narrativa = 8

Mecânica = 9,5

Audiovisual = 8,5

Vale os 8 dólares? Com certeza! Seja você um fanático por puzzles ou um dono de Switch procurando um passa-tempo interessante, Azkend 2 é um jogo cheio de carisma, conteúdo de qualidade e muito capricho – do tipo que todos podem apreciar!

Geral: 8,7

Jogado na versão para Nintendo Switch