fbpx

Forza Horizon 4

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

“Não viva as férias do seu sonho, e sim a vida de seu sonhos”

Assim começa Forza Horizon 4, que digo logo de inicio, é o melhor jogo de corrida que já feito.

Alguns podem discordar da minha opinião, porém e inegável como a série Forza Horizon vem evoluindo desde seu primeiro título, em 2012, e a cada versão vem trazendo inovações e se superando: é como se ela competisse com ela mesma.

78230b9e 43ff 4f9f b3b7 dc890326e34e

Forza Horizon 4 traz como sua principal novidade as 4 estações do ano, mudada a cada 7 dias reais. Não ache que é apenas uma skin no mapa, mas sim uma reformulação total do mapa e jogabilidade a cada estacão. Tente pilotar um Porsche com a pista cheia de neve: é quase impossível!!!

Forza Horizon 4 te joga logo no controle de uma McLaren Senna 2018, enquanto você passeia pela Escócia. Inicialmente, o jogo te faz passar pelas 4 estações, para ter uma ideia de como o jogo vai acontecer; porém é coisa curta, até você chegar ao “Festival Horizon”. E aqui inicia a sua jornada: na próxima hora, você irar correr vários tipos de corridas e eventos, com várias classes de carros; de carros que não passam dos 100Km/h a super carros. Funciona como se fosse um prólogo, até você chegar à estação atual da semana recorrente, e assim são liberados todos os modos Online. Aqui começa a fica melhor ainda: a cada 7 dias, mais especificamente a cada quinta-feira, o jogo troca a estação do ano, com corridas especificas, eventos, carros escondidos e tudo mais que o jogo tem a oferecer. Se você não fez algo no outono, e virou a estação, só daqui a um mês, amigo!

3171f3f9 8443 40c3 9681 0f6cdd6d850d

Você pode jogar FH4 “offline” do começo ao fim; porém, assim que você inicializar o jogo, será jogado em um mundo aberto, exatamente da mesma maneira que parou a última jogatina, mas com jogadores humanos trafegando e exibindo seus caros, e cada um seguindo a sua vida. Ao passar por eles você percebe que são pilotos fantasmas, mas nada te impede de ir atrás e chama-los, desafiar para um racha ali mesmo. Caso queira se desconectar do mundo, ou tiver algum problema externo, o jogo estará ali, completo, sem nenhum problema. Somente alguns modos não estarão disponíveis, como “forzathon”, uma especie de RAID, onde todo mundo é convidado para cumprir uma série de objetivos em co-op com todo mundo que esta no mapa.

GAMEPLAY

Forza Horizon 4 traz a mesma mecânica implementada já em Forza MotorSport 7, sendo que ela está mais precisa que no FH3: você sente mais controle do carro, mesmo com mais da metade da assistências ligadas, e quanto mais você edita o seu gameplay para ficar real, sente-se ali mesmo no controle (ou no volante). O force feedback do controle se mostra cada vez mais explorado: você sente mais ainda o tranco de marchas, ainda mais para quem joga no manual, e todas as imperfeições do terreno.

A impressão de velocidade dos carros foi melhorada também; algo que estava perfeito em FH3, mas a Playground ainda conseguiu melhorar. Você pode ir de um simples arcade até mais próximo de um grande simulador. Com isso, um jogador casual pode se divertir tanto quanto um amante do gênero.

f2c6a340 45fe 485a b606 e33814f607b2

O Jogo roda em 4k nativos e 30fps, ou você pode escolher 1080p a 60fps no One X; já no Xbox One normal, você sempre vai rodar ele a 1080p 60fps. Por gosto, eu gostei mais de jogar em 4k a 30fps, porém o jogo continua lindo e fluido, em qualquer configuração que você preferir.

GRÁFICOS / ÁUDIO

Bom temos aqui, na minha opinião e de muitos que venho conversando, que estão jogando, o jogo mais bonito da geração; mas não só de beleza, e sim de performance, nível de detalhe e realismo. Incrível como os rastros dos pneus é deixado na lama, areia, neve e asfalto. Como o jogo fica vivo na primavera, com cores que saltam aos seus olhos. No inverno, com toda a neve pelo mapa, você sente aquele clima mais depressivo, mas não sem sua vida própria. Em todas as estações você sente a diferença, e cada uma com sua beleza.

Os carros estão muito mais detalhados, com reflexos melhores. O mundo do jogo também é muito bonito e muito detalhado. Cada detalhe tanto do veiculo quanto do cenário, foi cuidadosamente trabalhado pela Playground Games.

d9d01d21 c1c1 4e3d 8c7f 9897fffbc4ef

Sobre o áudio, todo fã da franquia sabe que não tem o que mudar: todos os sons são muito bem representados, dos motores 3 cilindros, aos v12 aspirados. A trilha sonora está bem melhor que a dos anteriores; o que já era bom, ficou ainda melhor, com DJ’s melhores e mais simpáticos, a todo tempo comentando sobre o eventos, fazendo piadas e conversando com você. E claro com uma dublagem incrível da equipe, tudo bem natural, assim como o GPS. Há um problema na sincronia de dublagem do seu avatar em alguns momentos de animação, mas como o foco do jogo não é esse, passa batido. Mas claro que uma atualização pode ajudar isso.

CONCLUSÃO

Forza Horizon 4 é um jogo para amantes do gênero e não amantes. É um jogo incrível para quem gosta de carros, mundo aberto, e até mesmo RPG, pois o mesmo tem muitas características de RPG. A Playground Games conseguiu se superar mais ainda dessa vez, batendo inclusive o incrível FH3, que ocupava praticamente o TOP 3 de games de corrida, e agora em Forza Horizon 4 apresenta o melhor jogo de corrida já feito. Apesar de ele precisar de melhorias em alguns pontos do online (algo que funciona, mas às vezes pode te incomodar para começar algumas partidas).

Diversão: 10
Áudio Visual: 10
Gameplay: 10

Versão testada no Xbox One X