fbpx

Arquiteto do Playstation 5 revela parcialmente as especificações oficiais do console

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Mark Cerny, arquiteto idealizador do projeto Playstation 4 revelou hoje algumas especificações do próximo console da Sony, o Playstation 5. Cerny confirmou que o próximo console será totalmente retro-compatível com o PS4 (não foi mencionado se haveria retrocompatibilidade com os sistemas anteriores ao PS4) e possuirá um SSD (que é muito mais rápido que um HD) como sistema de armazenamento.

Também foi mencionado que o novo console contará com um processador de 8 núcleos da AMD, baseado na nova arquitetura ZEN 2 e uma placa de vídeo também da AMD  baseada na nova arquitetura de codinome NAVI, sendo compatível com Ray-Tracing. Ele também destacou que o console contará com uma unidade personalizada para áudio 3D, ele disse:

“Enquanto jogador, tem sido um pouco frustrante que o áudio não tenha mudado tanto do PlayStation 3 para a PlayStation 4. Com o novo console, o sonho é demonstrar o quão dramaticamente diferente a experiência de áudio poderá ser quando aplicamos uma quantidade significativa de poder para isso.”

Pelo que foi dito o PS5 tem tudo para mostrar um salto de hardware bem maior que o que foi dado pelo seu antecessor. As CPUs da linha ZEN 2 utilizam uma arquitetura refinada e segundo a própria AMD, um dos modelos de chip (provavelmente o “Ryzen 3700X”) já consegue superar um Intel Core i9 9900K, o atual melhor processador domestico do mercado, consumindo 30% a menos.

Ainda não sabemos se a CPU do PS5 será tão forte quanto essa que foi demonstrada em um evento da AMD, mas só por sabermos que a tecnologia pode entregar esse nível de performance e eficiência energética podemos esperar, mesmo que o chip escolhido seja inferior a esse, um nível de performance bem melhor que os fracos processadores Jaguar que equipam PS4 e Xbox One. E ai vcs estão ansiosos pelo sucessor do PS4?

Fonte: Eurogamer