fbpx

Assassin’s Creed Valhalla não roda a 4K nativos no Playstation 5 segundo a Ubisoft, informa site DualShockers

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Essa polêmica já tem uns dias, mas agora existe outra fonte informando que de fato a Ubisoft confirmou mais de uma vez, que Assassin’s Creed Valhalla não roda em 4K nativos no PS5 e sim em 4K “aprimorado”, ou seja, roda em uma resolução menor e depois sofre upscale (a imagem é aumentada artificialmente) para 4K.

Estamos recebendo muitas perguntas sobre esta história. A Ubisoft confirmou mais uma vez que Assassin’s Creed Valhalla em #PS5
terá 4K aprimorado, não nativo.”

Existem diferenças bem nítidas entre 4K nativos e não nativo…quanto menor for a resolução que é feita o upscale para 4K, mais a imagem perde em qualidade se comparada a 4K nativos e quanto mais próxima da resolução nativa (original), mais a qualidade se aproxima do 4K, por exemplo um jogo rodando em 1440P (2560 x 1440) quando sofre upscale para 4K, não consegue atingir a qualidade de imagem do 4K real (3840 × 2160), já um jogo rodando a 1800P (3200×1800) embora ainda não consiga se igualar em qualidade de imagem ao 4K (3840 × 2160), consegue chegar bem mais próximo disso. Entendem?

gdPcUtZ
Nessa imagem vocês podem ver a diferença do tamanho. Qualquer resolução que não seja o 4K nativo precisa ser esticada (via upscaling) para chegar no 4K e isso gera perda de qualidade.

Existem atualmente algumas técnicas que conseguem fazer upscale para 4K sem praticamente nenhuma perda…mas necessitam de hardware dedicado para isso e o jogo precisa passar por um processo de aprendizado de maquina (uma I.A analisa o jogo por um tempo, em computadores dedicados a isso, para aprender detalhes que permitam a técnica ser implementada). Até o momento somente a Nvidia com seu DLSS 2.0 possui hardware e software capazes de atingir bons resultados com isso a AMD, que produz o hardware tanto do Playstation 5 como do Xbox Series S|X, anunciou na sua última conferência que uma solução parecida está em desenvolvimento, mas ainda não informou quando será lançada e se os novos consoles terão suporte quando ela for lançada.

Como ainda não sabemos a resolução nativa (original) que o Playstation 5 rodará o jogo ainda não da para saber o tamanho da perda de qualidade se comparada ao jogo rodando no rival, Xbox Series X a 4K nativos. Aguardemos.