fbpx

Welcome, stranger! hoje vamos analisar uma das obras-primas da Capcom. O game é o que muitos incautos estavam chamando de Dark Souls com dinossauros. Mas claro que a franquia Monster Hunter tem muito mais que dinossauros ( tem dragões e o Kirin) e jogabilidade Souls-like. Partiu análise.

Monster Hunter é uma franquia muito famosa na terra do sol nascente, tendo seu inicio no Playstation 2 e migrado para várias plataformas, evoluindo suas mecânicas e alterando (levemente) seu gameplay; hoje a série chega aos consoles e PC da geração com o título WORLD, um novo título que aumenta a história e universo da série.

GAMEPLAY

O game é um jogo de Ação com elementos de RPG, como assim? Você não irá subir de level, seu char não fica mais forte, você, jogador fica mais forte. Toda caçada é na habilidade e conhecimento do jogador: saber os costumes dos monstros, golpes, movimentação, habilidade que você irá adquirir com o passar do tempo jogando.

1

O seu personagem é um humano normal, sem “poderes” além da sua coragem de enfrentar os capirotos dessa terra nova; as habilidades especiais são do seu equipamento e das suas armaduras, sendo necessário uma grande elaboração do seu set para as caçadas. E uma parte grande do game é você construindo seus sets preferidos/necessários.

Para os novatos a melhor forma de entender Monster Hunter World é jogar online com os veteranos; aprender observando, que é uma das práticas fundamentais para se virar um hunter de verdade. O jogo conta com uma curva de aprendizado bem íngreme. Não é um jogo fácil, e dominar todas suas mecânicas demora meses, como os veteranos dizem “As primeiras 100 horas são somente tutorial”, e pasmem, essas 100 horas de tutorial vão passar muito rápido pois o game te prende e te motiva de forma assustadora.

2

 

Vamos ao foco, os Monsters; os astros do jogo e suas construções, os monstros são muito bem construídos, gráficos, movimentação, inteligência artificial, até a ecologia deles é muito bem elaborada. Os monstros brigam entre si, marcam território e ocupam seus nichos ecológicos bem definidos. É como ver um ecossistema de verdade, é como assistir (e matar) um programa do Animal Planet.

As armas: existem mais de 10 estilos de armas, todas com suas vantagens e desvantagens, métodos de jogar e características. Você, ao jogar online pode perceber quando um jogador é iniciante em uma arma ou quando você menos percebe aquele outro jogador está fazendo uma linda dança mortal com o monstro. Não existe prazer maior nesse game do que dominar uma arma e arrebentar a cara de um Deviljho.

 

NARRATIVA

A Quinta expedição aporta no novo mundo, e para colonizar o lugar os Hunters e pesquisadores precisam domesticar o novo mundo, e acredite é um novo mundo mesmo: novos ecossistemas, monstros e a estrutura da guilda está bem colocada na história; você compreende como é ser um hunter em expedição, e os NPCs contam suas história e sonhos. Mesmo jogando offline você se sente parte de algo, se apega aos NPCs e reconhece esse vasto universo. A série amadureceu e muito nesse quesito, e para os hunters veteranos isso é uma mudança significativa.

3

 

AUDIOVISUAL

O game usa ao máximo o potencial das máquinas: você vê as partes dos bichos rachando e quebrando com seus golpes, os sons do ecossistema e detalhes foram muito bem polidos e feitos com ambientação perfeita.

5

 

Veredito

A Capcom acertou em cheio nessa versão, aproveitou o poder das plataformas atuais e enriqueceu o ecossistema do jogo, suprindo o que muitos reclamavam da série, a falta de uma história cativante. Uma obra-prima da Capcom, mas ainda, um Monster Hunter então não será fácil para os novatos serem aceitos na guilda.

 

NOTA

NARRATIVA: 10

MECÂNICA: 10

AUDIOVISUAL: 10

NOTA FINAL: 10

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=-0l0B7NDTAU]