fbpx

Monster Boy and The Cursed Kingdom é um jogo em plataforma 2D, desenvolvido pela Game Atelier com a colaboração de Ryuichi Nishizawa (criador da série Wonder Boy), que atuou como consultor do jogo. O mesmo pode ser considerado um tributo aos jogos da geração de 8 e 16 bits, sendo um sucessor espiritual da série Wonder Boy (1986-1994). O jogo passou por um período de 4 anos de desenvolvimento, sendo possível logo de cara notar o capricho da produção, pois todos os sprites dos personagens foram desenhados a mão, dando ao jogo uma imagem com um aspecto muito bonito e limpo.
large

Assim como nos jogos de plataforma/aventura da década de 80 a história e bem simples e de fácil entendimento. No início do jogo seu personagem é transformado em um animal e o responsável por isso é seu próprio tio, que roubou uma varinha mágica e passou a espalhar a desordem pelo reino, transformando todas as pessoas que via pela frente em animais. Cabe a você buscar os orbes que possuem o poder de desfazer a maldição, sendo que cada orbe adquirido libera para Jin, o protagonista, a habilidade de se transformar em um animal diferente. Esse aspecto do jogo dá a ele um baita feeling metroidvania, já que há vários segredos e partes do cenário que só são alcançadas por habilidades especificas. Por exemplo: a transformação em porco permite que Jin perceba (pelo cheiro) portas, tesouros e plataformas ocultas, já a transformação de cobra permite a Jin andar sobre algumas superfícies e atravessar buracos pequenos.

NSwitchDS MonsterBoyAndTheCursedKingdom 06 e1546893576926

Gameplay

Graças a essas variadas transformações vemos uma mistura de estilos durante o gameplay. O jogo é classificado pela produtora como um jogo de plataforma 2D, mas espere durante a aventura perceber elementos de outros gêneros, pois há no jogo backtracking e elementos de RPG na evolução do personagem, lembrando que todos esses elementos são muito bem pensados e adicionam profundidade ao jogo sem torna-lo burocrático, ou seja, souberam dosar muito bem cada parte presente no jogo.

ss fbd502b9108e26040f88c012fd2474d93a07bd54.1920x1080 e1546893761590

As partes de plataforma também são dignas de nota e vão exigir do jogador um timing preciso, assim como esperado de jogos do gênero. Os controles respondem muito bem aos comandos, sendo bastante intuitivos…principalmente em alguns puzzles que necessitam que habilidades diferentes sejam utilizadas em sequência, fazendo o jogador mudar de forma no momento certo para conseguir resolve-los.
A única coisa que senti falta durante o gameplay foi de um menu de troca rápida para equipar itens (espadas, botas e armaduras) sem precisar ir para tela do inventário.

Gráficos/Som

Monster Boy and the Cursed Kingdom e1546893877424

Conforme já dito mais acima, é nítido o capricho da Atelier nesse jogo, os personagens possuem animações fluidas e a imagem do jogo possui um aspecto bem limpo e bonito os cenários também são um show à parte sem destoar do estilo retro dos jogos 2D de plataforma dos anos 80. A trilha sonora possui o estilo característico dos jogos 8/16 bits, com as melhorias permitidas pela tecnologia atual.

Conclusão

1541699067 1777388552 e1546893944860
Mais um jogo que lembra a “magia” dos grandes jogos de plataforma da década de 80, a trilha sonora e o gameplay são nostálgicos, os gráficos são lindos, as animações são fluidas. Monster Boy Cursed Kingdom é um jogo de plataforma que com certeza agradará quem curte o gênero, seja pela sua jogabilidade simples e responsiva, seja pelos seus elementos metroivânia, seja pelo aspecto nostálgico. Joguem!