fbpx

Onde que Elden Ring erra.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Aclamado – surpreendentemente – por praticamente todo mundo que já era fã da família Souls, Elden Ring é um jogo absurdo, algo que acho que ninguém conceberia.

Mas alguns recursos, por terem sido passados direto da linhagem Souls pra ele, não se traduziram tão bem no mundo aberto – principalmente num mundo tão imenso quanto o de Elden Ring.

Depois de 100 horas na Cracolândia digital, resolvi passar no centro de reabilitação mais próximo e enquanto me desintoxicava dos gases de Caelid eu parei um pouco pra pensar… no que realmente não deu tão certo em Elden Ring.

Não, a dificuldade pra mim tá de boa. Inclusive um dos grandes problemas é que a dificuldade inicial é muito baixa.

Dificuldade

Quem joga a franquia SoulsKiroBorneKart já sabe que a forma de aprendizado nos jogos é “aprender a jogar pra morrer de forma mais inteligente da próxima vez”.

Agora preciso enfatizar

eu entendo

eu ENTENDO

colocar duas áreas fáceis no início do jogo, uma pra cima e uma pra baixo no mapa. Isso é a primazia de um level design que tem interesse em te oferecer desafios proporcionalmente mais difíceis até você encontrar um baú com uma fumacinha e ir parar no Eclipse.

Caelid

O problema começa quando você explora uma delas e vai pra outra ou simplesmente explora uma e vai pro fim do mundo no mapa, o que é bem mais frequente. Uma área que poderia ser tremendamente divertida com desafios interessantes é um passeio porque você chegou tremendamente mais overleved do que devia. E você deixa de aprender lições que não sabe se era interesse dos criadores que fossem importantes ou não.

Um exemplo sem spoilers: cheguei tremendamente overlevel numa área meio inicial do jogo. É um corredor cheio de escombros meio que no escuro. Bem fino no início do corredor você ouve o barulho característico do besouro rola-bosta.

  • Os besouros rola-bosta fazem o papel de cristal lizard em Elden Ring. Sempre tem um efeito em matar os pentelhos. a característica comum desses monstros é que eles fogem assim que você se aproxima e desaparecem em poucos segundos, então é relativamente comum já ouvir, procurar e sair correndo atrás.

Beleza. nesse corredor, ouvindo o barulho bem baixo, o jogador vai correndo pra procurar de onde vem – e ignora os ratos acumulados na esquerda e direita do corredor, com uma mamãe rato no final.

Isso pra um jogador low level disposto a aprender é uma IMENSA lição sobre ganância e pressa. high level você nem repara. Talvez uma transição proporcional em level para as áreas inicialmente low level resolvesse isso. Com um limite de level específico por área, seria uma forma de diminuir a decepção de chegar num canto claramente bem planejado e complexo e descobrir que os inimigos morrem com um tapa. Na série SoulsKiroBorneKart, que é linear em círculos, passa batido porque os inimigos geralmente estão num Crescendo de dificuldade, e as eventuais áreas low level que se deixa passar são exceção. Num Open World, onde você pode ir pra basicamente qualquer canto – tira bastante da experiência descobrir que uma nova área agora já oferece pouco ou nenhum desafio.

Pedras de Upgrade de Equipamento

Esse é Definitivamente meu maior problema com Elden Ring.

Assim, vamos ao que é sensacional primeiro: O que define o elemento de uma arma comum no jogo são as Cinzas da Guerra dela (Sabe Weapon Arts do DaS 3? Agora elas funcionam).

Você pode – num local 100% passível de nunca se encontrar durante a gameplay – pegar um item que te permite atribuir as afinidades de cada Cinza da Guerra, em adição ou troca que ela já possui.

Isso é, sem exagero, fantástico. Poder trocar o elemento de uma arma ao trocar pra outra cinza é pura poesia. Tem zero gasto de qualquer recurso pra se fazer e pode ser feito na bonfire.

Falei da parte boa? Beleza.

Agora o sistema de 3 pontos de upgrade pra cada rank de pedra no jogo REALMENTE é a pior parte dele. Não só por precisar de 12 pedras de um rank pra upar 3 pontos de cada equipamento, mas porque não pára aí

Aliás, não pára. É bizarro você ter no inventário coisa do tipo 15 pedras rank [5] e seu upgrade estar travado em +5, por exemplo, porque faltam as 6 pedras pra habilitar o próximo rank

De todos os sistemas de upgrade usar logo o de Bloodborne é de cair o órgão excretor da bunda. Em bloodborne funciona porque – de novo – ele é linear. Tem as áreas que dropam pedras até +3, áreas pra +6 e áreas pra +9, além das duas ou três pedras durante a gameplay que você pode usar pra fazer a arma ficar +10

Em Elden Ring isso é uma total e completa zona. Tem as Minas, mas é difícil ter o suficiente pra mais de uma arma. Tem por alguns cenários, mas você poode simplesmente não estar passando por lá. tem dropando de alguns monstros, mas é relativamente raro sem os status pra aumentar drop rate.

Sobram os sinos como medida confiável. Você derrota os cavaleiros dos sinos pra entregar o sino pras 3 véias na távola redonda e elas passam a vender.

Enfim, outra hora reclamo mais. Até.